SII&DT 17644 HTPDIR

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-017644

Referência: SII&DT 17644 HTPDIR

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: HTPDIR

Título: Human Tracking and Perception in Dynamic Immersive Rooms

Área Científica: n.d.

Síntese do Projeto: São reconhecidas as potencialidades dos sistemas de realidade imersiva e o seu vasto campo de aplicação. Apesar dos inúmeros sistemas disponíveis, não existem atualmente soluções que façam o mapeamento de obstáculos estáticos e dinâmicos no espaço físico, tendo os utilizadores de circular em salas vazias, ou realizar a interação com o sistema imersivo num espaço muito reduzido.
Por outro lado, o seguimento dos utilizadores assenta apenas na cabeça do utilizador (ou mãos, através do uso de controladores), ou quando é feito o seguimento adicional dos membros e mãos, é necessário que o utilizador esteja num espaço limitado frontal a sensores RGB-D ou outros.
O seguimento de movimento todo o corpo em espaços de maior área é normalmente resolvido recorrendo a identificadores com modulação ótica ou de radiofrequência colocados em vários pontos do corpo e à custa de sensores de alta frequência para captação desses identificadores, tornando os sistemas pouco flexíveis e extremamente dispendiosos.
Propõe-se neste projeto o desenvolvimento de um sistema de baixo custo, baseado em vários sensores RGB-D (>=4), que forneça simultaneamente o seguimento total do utilizador em qualquer ponto no espaço em áreas de grandes (dezenas de m^2), em ambientes não estruturados e dinâmicos, com reconhecimento de gestos do utilizador para uma interação mais natural com o ambiente imersivo, bem como a interação com o mundo real a partir do mundo imersivo.
Esta aplicação vai permitir a utilização em diversas áreas, desde a área comercial (promoção imobiliária, permitindo mostrar futuros acabamento/ decoração em espaços), ensino (simulação de espaços em salas de aula, museus, showrooms), treino em simulacro (simulação de situação de acidente, treino policia, treino social).
As potencialidades de adaptar qualquer espaço a um novo mundo virtual, dinâmico em que o utilizador se pode deslocar nele, abre todo um novo leque de soluções com um potencial de ser explorado em diversas áreas de atividade.

Investigador Responsável: Doutor Paulo José Monteiro Peixoto

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-02-2017

Data de conclusão: 31-01-2020

Instituições participantes no Projeto: Sketchpixel - Multimédia E Visual Effects Lda (proponente); Instituto Politécnico de Tomar; Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 286.054,11€