SII&DT 42773 InsideTumorCells

Centro 2020

Código da Operação: CENTRO-01-0145-FEDER-042773

Referência: SII&DT 42773 InsideTumorCells

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: InsideTumorCells

Título: Terapia para o cancro com redução da exposição sistémica e libertação do fármaco no interior das células tumorais

Área Científica: Investigação e desenvolvimento em biotecnologia, Nanomedicina, Oncologia

Síntese do Projeto: InsideTumorCells pretende proteger por patente os direitos de PI de um novo medicamento para o cancro que liberta o fármaco dentro das células tumorais, minimizando os efeitos secundários. A encapsulação de agentes quimioterapêuticos como a doxorrubicina, em lipossomas disponíveis comercialmente, ainda não trouxe benefícios de eficácia aumentada no tratamento de doentes diagnosticados com cancro da mama ou do ovário, quando comparada com a administração dos fármacos na forma livre. Este facto é atribuído à extensão limitada do efeito de permeabilidade e retenção dos tumores sólidos desenvolvidos pelos doentes aos fármacos, o que compromete a biodisponibilidade destes no tumor. Este projeto pretende proteger por patente os direitos de PI de uma nova nanopartícula para o transporte e entrega de fármacos no tumor, tirando partido da diminuição de exposição sistémica, a par do direcionamento específico para um alvo sobrexpresso no tumor. Este alvo foi identificado em células cancerígenas e na superfície das células endoteliais que revestem os vasos sanguíneos do tumor, acessíveis à nanopartícula, administrada por via intravenosa. De forma surpreendente, esta nova nanopartícula altera, a dependência direta entre eficácia e a necessidade de uma exposição sistémica elevada do agente quimioterapêutico, tornando os tratamentos mais seguros e mais eficazes. A Tecnologia responde a uma necessidade à escala global, cuja proteção é fundamental para assegurar a sua penetração no mercado mundial porque permitirá ao titular licenciar os direitos de exploração comercial a uma empresa e fomentar a translação da investigação realizada na Instituição para a prática clínica. Este tratamento será potencialmente aplicável a diferentes tipos de tumores, dado que o alvo foi identificado em biopsias de doentes diagnosticados não só com cancro da mama e do ovário, mas também com cancro da bexiga, do pulmão, mesotelioma e cancro gástrico. Propõe-se, nesta candidatura em concreto uma duração de 31,98 meses, por forma a que seja viável a inclusão de o máximo possível de acções de modo a permitir a concessão dos pedidos.

Investigador Responsável: Doutor Nuno Ricardo Furtado Dias Mendonça

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Propriedade Intelectual