Mobilizador 24521 On-Surf

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-024521

Referência: Mobilizador 24521 On-Surf

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: On-Surf

Título: On-SURF – Mobilizar Competências Tecnológicas em Engenharia de Superfícies

Área Científica: Engenharia de Superfícies

Síntese do Projeto: O projeto On-Surf é um Programa Mobilizador envolvendo transversalmente empresas Nacionais de diferentes sectores de atividade e entidades não empresariais do SI&I, num consórcio alargado, em torno de um eixo prioritário na Agenda da Inovação Internacional, a Engenharia de Superfícies. É transversal porque pretende desenvolver e aplicar processos de modificação de superfície que promovam soluções avançadas e inovadoras: (i) em sectores de atividades muito diferentes, tais como Automóvel, Aeronáutica, Moldes & Ferramentas, Saúde e Eletrónica; (ii) alinhados com os objetivos estratégicos dos Clusters Nacionais: Health Cluster Portugal, EnergyIN, Engineering &Tooling, Mobinov, Produtech, Tice.pt ; (iii) envolvendo empresas posicionadas em toda a cadeia de valor, as modificadoras de superfície, as aplicadoras das soluções e os utilizadores finais. Este projeto pretende ser um embrião para uma iniciativa alargada que pretende trazer para a ribalta um conjunto de competências científicas e tecnológicas, reconhecidamente existentes em Portugal na área da Engenharia de Superfícies mas com pouca visibilidade por falta de interação SI&I / tecido empresarial, capazes de tornar Portugal num importante “player” no mercado internacional. Como embrião que é, limita-se numa fase inicial a agregar empresas e entidades do SI&I em setores específicos da Engenharia de Superfícies (aplicações tribológicas, sensores, desafios REACH, superfícies multifuncionais), mas pretende mostrar que a mobilização entre os parceiros permitirá fortificar, consolidar e implementar o conhecimento existente, com impactos importantes no tecido empresarial e na sociedade em geral, com um objetivo último de estender esta interação a outros setores de grande valia nacional (eletrónica, tintas, fotovoltaico). Para culminar esta atividade, o On-SURF visa, através da mobilização dos diferentes atores que constituem o consórcio, implementar um centro de competências tecnológicas sob este tema estratégico para catapultar as empresas para o mercado internacional através de produtos inovadores, integrando novos processos de manufatura e engenharia.

Investigador Responsável: Doutor Albano Augusto Cavaleiro Rodrigues de Carvalho

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Mobilizadores

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-10-2018

Data de conclusão: 30-09-2021

Instituições participantes no Projeto: TEANDM - Tecnologia, Engenharia e Materiais S.A. (Proponente); P.M.M.- Projectos,Moldes,Manufactura Lda; Prirev - Equipamentos e Revestimentos Técnicos Lda; Palbit, S.A. ; Moldit - Indústria de Moldes S.A.; Durit - Metalurgia Portuguesa do Tungstenio Lda; Metalurgica Lurga Lda
Inovatools Portugal, Lda; Distrim 2 - Indústria, Investigação e Desenvolvimento Lda