PINFRA/22158/2016

Código da Operação: CENTRO-01-0145-FEDER-022158

Acrónimo: PAMI

Referência: PINFRA/22158/2016

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Título: Iniciativa Portuguesa em Fabricação Aditiva

Área Científica: Engenharia Mecânica

Síntese do Projeto: Esta iniciativa propõe uma distribuição inteligente de infraestruturas na região centro de Portugal, com diferentes áreas de especialização: Engenharias Mecânica, Materiais, Eletrónica, e Biociências. O CDRSP/IPL será a instituição líder, com investigação fundamental e desenvolvimento de novas técnicas na área da FA. UC/IPN: novos designs e novos materiais para processos aditivos e caracterização das propriedades/dos componentes/sistemas finais. O ISR/CNC-UC: suportará as atividades de investigação com robots móveis, robots médicos, eletrónica flexível, desenvolvimento de próteses médicas, e utilização de MEMS. IPN: criação e suporte de empresas spinoffs. CENTIMFE: contribuirá para o desenvolvimento de tecnologia e sua disseminação. Além dos impactos científicos acima descritos, a iniciativa terá também outros impactos:  educativo, económico (promovendo várias empresas spin off, encorajando o desenvolvimento de novos produtos) e social relacionado com as aplicações médicas.

Investigador Responsável: Doutora Maria Teresa Freire Vieira

Programa de Financiamento: PT2020 – SAICT – Infraestruturas

Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início: 03-07-2017