SAICT 38136 PAVNEXT

Centro 2020

Código da Operação: CENTRO-01-0145-FEDER-038136

Referência: SAICT 38136 PAVNEXT

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: PAVNEXT

Designação do projeto: Pavimento gerador de energia elétrica a partir da recuperação de energia cinética de veículos automóveis

Área Científica: Investigação e desenvolvimento das ciências físicas e naturais, Energia, Tecnologias da Construção

Síntese do Projeto: Pretende-se valorizar conhecimento que pode ser transformados em produtos/serviços de elevado valor acrescentado consistindo na produção de um equipamento para aplicação na superfície de pavimentos rodoviáriosque permite extrair energia aos veículos e promover a segurança rodoviária. O projeto Pavnext consiste num equipamento para aplicação na superfície de pavimentos rodoviários que permite extrair energia cinética aos veículos e, consequentemente, reduzir a sua velocidade de circulação sem qualquer ação do condutor e sem causar impacto no veículo, promovendo deste modo a segurança rodoviária em locais onde é necessário circular a baixa velocidade, como na aproximação a passadeiras, rotundas, escolas, cruzamentos perigosos, entre outros. A energia captada é depois convertida em energia elétrica com uma elevada eficiência de conversão, a qual é produzida sem emissões associadas e pode ser utilizada na iluminação da via pública, passadeiras, sensores, semáforos, carregamento de bicicletas elétricas ou mesmo injetada na rede elétrica. São também gerados dados de tráfego e velocidade em tempo real, assim como de energia gerada e consumida, que são enviados para a cloud e posteriormente utilizados para gerar relatórios e para otimizar consumos energéticos em tempo real e de uma forma única.

Investigador Responsável: Doutor Nuno Ricardo Furtado Dias Mendonça

Programa de Financiamento: PT2020 SAICT – Propriedade Intelectual

Entidade Financiadora: CENTRO2020, Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro

Região de intervenção: Centro