SII&DT 47158 POLIBOT

Referência: Projeto N.º  47158

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-047158

Acrónimo: POLIBOT

Objetivo temático: OT1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Síntese: O POLIBOT é um projeto IDT em copromoção que envolve duas empresas, a Norcam (líder de consórcio) e a TJ Aços, e duas Entidades Não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação (ENE SII), o Instituto de Sistemas e Robótica - Universidade de Coimbra e o CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes Ferramentas Especiais e Plásticos.

O objetivo deste projeto é desenvolver um inovador sistema de robótica colaborativa para tratar o problema do acabamento e do polimento de superfícies de moldes para injeção de peças plásticas. Neste contexto, arquiteturas de controlo robótico complacente terão que ser desenvolvidas, bem como interfaces associados humano-robô de "mixed/virtual reality", de forma a melhorar significativamente o processo de polimento (que atualmente é manual e muito moroso). A aprendizagem robótica autónoma baseada em padrões sensoriais será também explorada, tendo como ponto de partida "skills" humanas.

O projeto integra uma forte componente de investigação numa área pouco explorada e voltada para os processos industriais, a robótica colaborativa no acabamento de superfícies de moldes, de onde resultará um sistema inovador que constituirá um novo produto para a empresa tomadora, e um salto tecnológico significativo para a indústria. Este sistema será rapidamente integrado na cadeia de produção das empresas, constituindo-se como uma mais valia para os copromotores e utilizadores, onde se perspetiva maior eficiência dos processos, redução dos defeitos e do desperdício, e onde se estima um forte contributo para o aumento da produtividade e para a sustentabilidade.

Área Científica: Robótica

Investigadores Responsáveis na UC: Professor Doutor Rui Cortesão

Instituições participantes no Projeto: NORCAM-ENGENHARIA E DESIGN INDUSTRIAL LDA (Promotor Líder)

UNIVERSIDADE DE COIMBRA (Co-Promotor)

CENTIMFE - CENTRO TECNOLÓGICO DA INDÚSTRIA DE MOLDES, FERRAMENTAS ESPECIAIS (Co-Promotor)

PLÁSTICOS e TJ AÇOS LDA (Co-Promotor).

Entidade gestora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Data de início: 01/01/2021