SII&DT 33877 PrintONorgans

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-033877

Referência: SII&DT 33877 PrintONorgans

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: PrintONorgans

Título: PrintONorgans - Engineering Bioinks and Processes for Direct Printing on Organs

Área Científica: Robótica Médica

Síntese do Projeto: O projeto visa o desenvolvimento de um sistema robótico para a impressão direta in situ de materiais em tecidos e/ou órgãos danificados de forma customizada e minimamente invasiva. O projeto não só conta com o desenvolvimento do sistema robótico, como também com a implementação de um novo procedimento cirúrgico, revolucionando a medicina atual, abrindo portas para procedimentos mais rápidos, customizados, com tempos de recuperação mais reduzidos e puxando pela auto-regeneração dos tecidos, de modo a mimetizar o melhor possível todas as características e propriedades do tecido e/ou órgão existente inicialmente.

Investigador Responsável: Doutor Rui Cortesão

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-09-2019

Data de conclusão: 31-08-2021

Instituições participantes no Projeto: IBIOSCKIN, MOLECULAR AND CELL THERAPIES, S.A. (Promotor Líder), INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA (Co-Promotor), AMCUBED, LDA (Co-Promotor), UNIVERSIDADE DE COIMBRA (Co-Promotor), UNIVERSIDADE DO PORTO (Co-Promotor), GENETYCA, FOREVER WITH YOU- SERVIÇOS DE SAÚDE, S.A. (Co-Promotor).

Custo total elegível (EUR): 70.051,03€

Apoio financeiro da UE: 52.538,28€