PTDC/PSI-GER/30852/2017

POCI-01-0145-FEDER-030852

Acrónimo: CONECT-BCI

Referência: PTDC/PSI-GER/30852/2017

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Título: Conetividade efetiva dos circuitos de decisão e de monitorização de erro na saúde e na doença: da neurocognição às interfaces homem-máquina

Área Científica: Saúde - Doenças (e.g. neurodegenerativas, autoimunes, reumatico, diabetes, cardiovasculares, cancro,...)

Síntese do Projeto: A tomada de decisão e a monitorização de erros são características neurocomportamentais centrais num conjunto alargado de doenças neuropsiquiátricas, desde a perturbação obsessivo-compulsivo até ao autismo e a esquizofrenia. Pretendemos neste projeto isolar os mecanismos de baixo e alto nível na tomada de decisões baseada na percepção e no conflito da escolha, com foco na monitorização de erros e sua conectividade funcional e efetiva subjacente. Erros muitas vezes ocorrem devido a um desequilíbrio perturbado entre comportamento impulsivo e controlo cognitivo, que vamos estudar usando modelos de decisão simples. Em seguida, abordaremos, usando técnicas de EEG e fMRI em tempo real, a conectividade efetiva da monitorização de erros, na saúde e sua disrupção no autismo. Finalmente, vamos implementar uma interface homem-máquina que pode ser usada para treinar e melhorar o desempenho em termos de erros e respetiva monitorização na saúde e em condições clínicas onde o comportamento orientado por objetivo é prejudicado, como no autismo e num grupo de controlo clínico, com défice de atenção e hiperatividade.

Investigador Responsável: Doutor Miguel Castelo Branco

Programa de Financiamento: PT2020 – SAICT –PTDC/ICDT

Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Data de início: 26-07-2018