SII&DT 18063 REEFS

Centro 2020

Código da Operação: CENTRO-01-0145-FEDER-018063

Referência: SII&DT 18063 REEFS

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: REEFS

Título: Renewable Electric Energy From Sea

Área Científica: Energia - Tecnologias do Ambiente

Síntese do Projeto: O projecto REEFS pretende construir um modelo à escala (1:10) para simular o funcionamento de um novo e disruptivo dispositivo para produção de energia eléctrica a partir das ondas do mar, o qual apresenta como externalidade contribuir para a protecção da costa.
O conceito já foi testado num modelo reduzido à escala (1:67) no Laboratório de Hidráulica Recursos Hídricos e Ambiente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, estando a protecção da correspondente propriedade intelectual em curso através de um pedido internacional de invenção (PCT/PT2014/000066, WO 2015/072869) que já obteve parecer favorável em sede de International Search Report.
Numa primeira fase será desenvolvida a conceção, projecto, construção e o ensaio de um modelo laboratorial á escala (1:10) visando validar os resultados anteriormente obtidos à escala (1:67) e obter novos e mais precisos resultados para divulgar e promover esta tecnologia junto de potências parceiros empresariais do sector dos equipamentos para a produção de energias renováveis.
Numa segunda fase será desenvolvido um modelo computacional tecno-económico detalhado, que será calibrado com base nos ensaios laboratoriais do modelo reduzido à escala (1:10), para apoiar o estudo prévio de uma central piloto à escala real (1:1) a instalar no mar. Com base neste estudo prévio irá organizar-se um consórcio que procurará co-financiamento para a construção de uma central piloto (1:1) a instalar em águas Portuguesas.

Investigador Responsável: Doutor Amílcar Falcão Ferreira

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Propriedade Intelectual