SII&DT 17762 SafeForming

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-017762

Referência: SII&DT 17762 SafeForming

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: SafeForming

Título: Sistema inteligente de prevenção de defeitos em componentes estampados a frio

Área Científica: Engenharia Mecânica; Tecnologias dos Materiais

Síntese do Projeto: A Toolpresse produz peças por estampagem a frio conforme as especificações desenvolvidas pelo seu departamento de desenvolvimento de produto ou segundo as especificações fornecidos pelos seus clientes. A Tecnisata desenvolve processos de estampagem a frio por forma a concretizar os produtos requeridos pelos seus clientes, materializando os mesmos por meio da construção dos meios de produção. No caso da Toolpresse e de uma forma geral, o valor da incorporação de matéria-prima destes produtos ultrapassa 80% do preço de venda. O restante constitui o valor disponível para o funcionamento e crescimento da empresa.
Quanto à Tecnisata, o processo de validação dos meios de produção corresponde à fase de realização mais prolongada e de carácter mais incerto na sua finalização. O aparecimento de fissuras no processo de estampagem a frio assume particular importância como fator de ineficiência da operação de produção de componentes, validação do processo de estampagem e respetivos meios de produção correspondentes. A ocorrência deste defeito é de carácter aleatório e imprevisível, e implica, de uma forma geral, a perda dos componentes produzidos e da matériaprima.
Tendo em conta a frequência de tais eventos e o seu impacto na economia das empresas, é urgente desenvolver métodos que minimizem a incidência deste tipo de defeitos. É propósito deste projeto investigar os fatores que estão na origem dos defeitos e desenvolver uma metodologia inteligente para prever e prevenir a ocorrência de fissuras nas diferentes fases do processo e na produção dos componentes estampados a frio.
A metodologia proposta baseia-se numa análise aprofundada dos fatores que agravam a ocorrência de defeitos e na aplicação de um modelo de simulação da deformação, que fornecem dados a um sistema de inteligência artificial capaz de estimar a probabilidade de ocorrência dos defeitos. Com base nesta informação os técnicos poderão preconizar soluções alternativas, menos arriscadas.

Investigador Responsável: Doutor José Valdemar Bidarra Fernandes

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-01-2017

Data de conclusão: 31-12-2019

Instituições participantes no Projeto: Toolpresse, Peças Metálicas Por Prensagem Lda (proponente); Tecnisata – Indústria Metalomecânica S.A.
Instituto Superior Técnico; Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 240.140,54€