Mobilizador 24516 TOOLING4G

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-024516

Referência: Mobilizador 24516 TOOLING4G

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: TOOLING4G

Título: TOOLING4G - Advanced Tools for Smart Manufacturing

Área Científica: Engenharia Mecânica; Tecnologias dos Materiais; Eletrónica e Instrumentação

Síntese do Projeto: A globalização dos mercados é uma realidade bem presente e inescapável. As empresas conscientes desta realidade sabem que só podem ser competitivas se forem capazes de criar internamente condições de flexibilidade produtiva, de produzir e gerir conhecimento e, assim, conseguirem ultrapassar os desafios impostos diariamente por atuais e potenciais clientes em todo o mundo.
O projeto TOOLING4G pretende dar um contributo importante para a capacitação das empresas do sector de moldes e plásticos, permitindo-lhes criar conhecimento interno que lhes possibilite concorrer a nível global e vencer os desafios do mercado. Para atingir este desiderato, o projeto foi estruturado em sete grandes PPS?s, nomeadamente processos de fabrico híbrido; ferramentas/sistemas inteligentes; ferramentas eficientes para fabrico de produtos multimaterial; ferramentas multiprocesso; digitalização da indústria; cadeias de produção sustentável ?zero defeitos?; gestão e disseminação.
O consórcio é composto por 21 empresas dos sectores de moldes e plásticos e por 10 Entidades Não Empresariais do SI&I, entidades do ensino superior e centros de interface tecnológica. O consórcio é, assim, constituído por 31 entidades que possuem um conjunto de valências e recursos humanos complementares, englobando 228 investigadores, dos quais 36 com grau de doutor. O projeto, que tem um investimento previsto de 10,087 milhões de euros (dos quais 9,97 milhões de euros elegíveis), prevê ainda a contratação de 26 bolseiros e 10 técnicos. Para além de gerar mais de 100 deliverables (?entregáveis?), cerca de 25 teses de mestrado e mais de 30 artigos científicos, espera-se desenvolver também no âmbito TOOLING4G várias inovações centradas principalmente nos materiais, produtos e processos e na endogeneização das tecnologias e paradigmas organizacionais usualmente englobadas no conceito de Indústria 4.0.

Investigador Responsável: Doutora Maria Teresa Freire Vieira

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Mobilizadores

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-03-2018

Data de conclusão: 28-02-2021

Instituições participantes no Projeto: Aníbal H. Abrantes - Indústrias De Moldes E Plásticos S.A. (proponente); Centimfe - Centro Tecnológico Da Indústria De Moldes, Ferramentas Especiais E Plásticos; Universidade Do Minho; Instituto Superior Técnico; Instituto Politécnico De Leiria; Inegi - Instituto De Ciência E Inovação Em Engenharia Mecânica E Engenharia Industrial; Instituto Pedro Nunes-Associação Para A Inovação E Desenvolvimento Em Ciencia E Tecnologia; Piep Associação - Pólo De Inovação Em Engenharia De Polimeros; Centitvc - Centro De Nanotecnologia E Materiais Técnicos, Funcionais E Inteligentes; Universidade De Aveiro; Universidade De Coimbra ; Mp Tool - Engenharia E Produção De Moldes, Lda; Distrim-Sistemas Integrados De Projecto E Fabricação Assistidos Por Computador Lda; Distrim 2 - Indústria, Investigação E Desenvolvimento Lda; Intermolde-Moldes Vidreiros Internacionais Lda; Vidrimolde - Indústria Internacional De Moldes Lda
Tj Aços Lda; Toolpresse, Peças Metálicas Por Prensagem Lda; Glnmolds, S.A.
Glnplast, S.A.; Tecnimoplas-Industria Tecnica De Moldes Lda; Geco- Gabinete Tecnico E Controlo De Moldes Em Fabricação Lda; Moldes Rp - Indústria De Moldes, Sociedade Unipessoal Lda; Moldit - Indústria De Moldes S.A.; Setsa - Sociedade De Engenharia E Transformação S.A.; Edilásio Carreira Da Silva Lda; Iber-Oleff - Componentes Técnicos Em Plástico S.A.; P.M.M.-Projectos,Moldes,Manufactura Lda;
Planimolde - Fabrico E Comércio De Moldes S.A.; Erofio - Engenharia E Fabricação De Moldes S.A.; Incentea-Tecnologia De Gestão, S.A.

Custo total elegível (EUR): 512.041,71€

Apoio financeiro da UE: 285.666,47€