UID/CEC/00326/2013

CISUC

Acrónimo: CISUC

Referência: UID/CEC/00326/2013

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Título: Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra

Área Científica: Engenharia Informática

Síntese do Projeto: O Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) é uma unidade de I&D dinâmica e multidisciplinar, integrando 150 investigadores. Com uma sólida experiência em informática, engenharia informática e tecnologias de comunicação o CISUC tem como objetivo a realização de I&D em nível pré-competitivo, capacitando jovens pesquisadores altamente qualificados, colaborando em projetos e programas nacionais e internacionais e promovendo a divulgação de resultados por meio de contratos com diferentes empresas.
Encontra-se organizado em 6 grupos: Sistemas Cognitivos e multimedia (CMS), Computação Adaptativa (AC), Sistemas e Engenharia de Software (SSE), Comunicações e Telemática (CT), Sistemas de Informação (IS) e Sistemas Evolucionários Complexos (ECOS).
Para promover a coesão, ganhar massa crítica e promover as sinergias, os grupos agrupam-se em 3 linhas temáticas: Software Resiliente e Serviços de Internet (SSE, CT, IS), que se concentra em arquiteturas e tecnologias de internet, infraestruturas em nuvem e serviços de software e arquiteturas orientadas a serviços; Sistemas Inteligentes (AC, CMS, ECOS), centradas no desenvolvimento de metodologias computacionais para pesquisa, otimização, aprendizagem e visualização; Human Centric  Computing (IS, CMS) engloba a extensões emergentes de capacidades humanas e modelos organizacionais.
Em prol da sua missão de excelência, o CISUC estabelece as seguintes prioridades estratégicas:
1. Elevar a sua investigação;
2. Melhorar o reconhecimento;
3. Promover a Formação Avançada;
4. Envolver as partes interessadas;
5. Explorar Resultados da Investigação.

Investigador Responsável: Doutora Bernardete Martins Ribeiro

Programa de Financiamento: PT2020 – SAICT – ICDT – Prog. Integrados