SII&DT 3383 waterSHAPE

Compete 2020/FEDER

Código da Operação: POCI-01-0247-FEDER-003383

Referência: SII&DT 3383 waterSHAPE

Objetivo temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: waterSHAPE

Título: waterSHAPE - Shape Adaptative Projectile for high performance Water Assisted Injection Moulding Process

Área Científica: n.d.

Síntese do Projeto: Atualmente na produção de peças poliméricas com geometrias complexas e ocas é utilizada a tecnologia de injeção assistida por água. Esta tecnologia tem como objetivo apoiar a injeção de materiais plásticos na produção de peças com secções vazadas/ocas, submetendo, logo após a injeção, o injetado a um jato de alta pressão de fluido (gás ou água), e assim remover o material do núcleo da peça.

A tecnologia de injeção assistida por água é a mais sustentável e pode ser implementada através de duas formas, injeção direta de água ou injeção de água assistida com projétil. Cada uma destas variantes tem vantagens, mas também limitações. No processo da injeção direta, é possível criar peças com secções ocas e de perfis variáveis, mas origina paredes irregulares. Em contrapartida, a injeção com projétil só permite criação de peças com secções ocas de perfil constante, mas induz paredes calibradas e uniformes. O projeto waterSHAPE pretende combinar as vantagens dos dois processos, visando atingir uma qualidade superior na produção de peças ocas complexas com secções vazadas variáveis e paredes calibradas. A abordagem primordial consiste na criação de um projétil com um diâmetro dinâmico designado por 4D, que quando submetido às condições de injeção, varia a sua geometria durante o percurso, função da diferença de temperatura entre o molde e o injetado. A variação da geometria do projétil vai ocorrer por ação de atuadores mecânicos de diversos materiais, mas essencialmente de materiais inteligentes (smart materials), dispostos no interior do projétil com um design previamente estudado, que maximize a deformação elástica e a reversibilidade da forma com o arrefecimento. Como comparação será utilizado no decorrer da injeção assistida por projétil 4D um atuador eletromagnético e aquilatadas as vantagens e inconvenientes.

A injeção dos projeteis em casos reais tipificados irão evidenciar as limitações geométricas das formas a injetar pelo novo processo de fabrico otimizado.

waterSHAPE representa duas vertentes do processo de injeção assistida por água (water) com variação da geometria do projétil, que vai moldar o interior da peça injetada (SHAPE).

Investigador Responsável: Doutora Maria Teresa Freire Vieira

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Copromoção

Instituição Financiadora: Agência Nacional de Inovação, S.A.

Data de início: 01-01-2016

Data de conclusão: 30-06-2019

Instituições participantes no Projeto: Moldetipo II (proponente);  Placido Roque; Instituto Politécnico de Leiria; Universidade de Coimbra

Custo total elegível (EUR): 96.166,90€