SII&DT 37850 NeuroOCT

Centro 2020

Código da Operação: CENTRO-01-0145-FEDER-037850

Referência: SII&DT 37850 NeuroOCT

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Acrónimo: NeuroOCT

Título: Assessment of the central nervous system through the ocular fundus

Área Científica: Tecnologias da Informação e Telecomunicações (TIC),  Tecnologias para a qualidade de vida, Saúde, Medicina, Diagnóstico e Biotecnologia

Síntese do Projeto: Pretende-se, com este projeto, promover a transferência do conhecimento valorizando recursos que podem ser transformados em produtos/serviços inovadores e de elevado valor acrescentado, com particular expressão no diagnóstico, tratamentos e terapias, através da proteção por pedido de patente. As técnicas de imagem disponíveis atualmente para o diagnóstico das doenças neurodegenerativas incluem a Tomografia por Coerência Óptica (OCT) e a ressonância magnética nuclear (MRI). Relativamente à primeira, além da visualização da estrutura da retina, é comum a utilização das medidas de espessura da retina total ou das suas diferentes camadas. Estas medidas são no entanto pouco específicas. Por outro lado, a utilização da imagem MRI é limitada tendo em conta os custos associados e a relativa restrita disponibilidade de equipamentos. A técnica NeuroOCT aplica técnicas de processamento e análise de imagem com vista à obtenção de descriptores de imagem cujo conteúdo traduza alterações da estrutura não diretamente observáveis e que não foram explorados até à presente data com o fim proposto. A utilização de técnicas de inteligência artificial permite a classificação de casos no grupo dos controlos saudáveis e no grupo de doentes, e.g. Parkinson, Alzheimer ou esclerose múltipla. Com o recurso a esta técnica é possível fornecer nova informação que o clínico poderá adicionar ao conjunto de informações atualmente disponíveis com vista a um melhor diagnóstico. Esta técnica permitirá também observar o efeito de terapêuticas e a evolução da doença, quer no humano, quer em modelos animais de doença, podendo assim contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou a avaliação de fármacos existentes. O presente projeto pretende proceder à proteção da Tecnologia, por pedido de patente internacional, como via para sucesso no processo de transferência de tecnologia com vista ao seu licenciamento ou venda da propriedade intelectual a um parceiro comercial. Dessa forma espera-se que a tecnologia fique disponível no mercado através da sua transformação em produtos/serviços que contribuam para o desenvolvimento de ações e sistemas inovadores que facilitem o diagnóstico precoce em saúde.

Investigador Responsável: Doutor Nuno Ricardo Furtado Dias Mendonça

Programa de Financiamento: PT2020-SII&DT – Propriedade Intelectual