WORKSHOPS
No momento da inscrição deverá selecionar apenas 1 workshop por cada bloco de tempo
Dia 10 de julho
Formadora: Ana Cristina Tavares - Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: Suscetível de replicar e adaptar conteúdos e discurso para diferentes públicos e formatos educativos, “Da alga à flor: para um mundo melhor” é uma ação experimental e original sobre Botânica, para sensibilização ambiental e promoção do contato direto com as plantas, em sala e/ou num jardim/espaço exterior, à volta do livro ilustrado “A alga que queria ser flor” (Tavares, 2013, Imprensa UC; em 5 versões bilingue). Questionar, fomentar a criatividade, o espírito critico e alargar conhecimentos que levem a ações transformadoras, os intervenientes serão desafiados a desenvolver trabalho individual e/ou em grupo, na interpretação da realidade natural, particularmente as plantas, que todos os dias, e tão perto, nos envolvem, constituindo recursos educativos excelentes e acessíveis. Apelando ao desenvolvimento dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), e de uma utilização interdisciplinar dos saberes, esta sessão de Ciência é transversal, estimula a linguística, ações artísticas e performativas, conduzindo à concretização de projetos.
Requisitos/materiais: Os participantes podem trazer amostras de diversas plantas e de água (de cor esverdeada) recolhida recentemente de lagoachos, fontes naturais, etc.
Formador: Bernardo Fazendeiro - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) | Centro de Estudos Sociais (CES)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: Atendendo às visões variadas e polarizadas sobre as origens da atual guerra na Ucrânia, esta sessão pretende oferecer alguns pontos de reflexão úteis para discussão na sala de aula. Discute algumas das teses predominantes e como elas poderão ser alvos de conversa num contexto de aprendizagem.
Requisitos/materiais: N.A.
Formador: António Portugal Duarte - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: Esta formação é orientada para todos aqueles que desejam conhecer de forma simples e compreensível, o tão admirável, mas ainda incerto, mundo novo da moeda digital bitcoin e das criptomoedas em geral, com particular destaque para as designadas shitcoins. Começar-se-á por apresentar alguns conceitos básicos e por discutir os argumentos económicos a favor e contra a utilização da tecnologia bitcoin, analisando em seguida a designada criptografia de chave pública, a cadeia de blocos (blockchain), as carteiras (wallets) onde são guardadas as bitcoins e o processo de mineração (mining). A formação terminará examinando algumas formas alternativas de criptomoedas baseadas na bitcoin (alt-coins/shitcoins), de novas aplicações para além dos sistemas de pagamentos e de novas técnicas para salvaguardar a sua privacidade e natureza descentralizada, não deixando também de discutir alguns desenvolvimentos recentes no mundo da criptografia e das moedas digitais de banco central.
Requisitos/materiais: N.A.
Formadores: Carlos Barreira, Graça Bidarra, Piedade Vaz-Rebelo - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Margarida Cid Brito, Paula Mouro - Agrupamento de Escolas Coimbra Centro
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: Esta oficina visa apresentar atividades interdisciplinares desenvolvidas no âmbito dos projetos Erasmus + PUNTE e ViduKids. No projeto PUNTE, utiliza-se o material Poly-Universe, que consiste em formas geométricas coloridas e de diferentes tamanhos. O projeto ViduKids propõe, por sua vez, o uso de fotos e vídeos como estratégia de aprendizagem em matemática. O material Poly-Universe, originalmente usado no ensino de matemática, tem potencial para apoiar a aprendizagem interdisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento, podendo ser aplicado na descrição de conceitos científicos, princípios lógicos na filosofia, música, pensamento computacional, entre outros. A exploração do material Poly-Universe, aliada à produção de fotos e vídeos, permite ilustrar conceitos matemáticos e narrativas. Serão apresentados exemplos, nomeadamente atividades interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Matemática e Filosofia, seguindo-se a exploração dos materiais e de propostas de atividades adaptadas pelos/as participantes.
Requisitos/materiais: N.A.
Formadora: Helena Duque - Rede de Bibliotecas Escolares | CIBE RBE
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário).
Apresentação: Num momento em que a inteligência artificial (IA) começa a integrar-se de forma cada vez mais profunda nos processos educativos, o workshop “Diálogos com a Biblioteca Escolar. IA!” propõe-se refletir e explorar como as bibliotecas escolares podem ser agentes transformadores na sua adoção crítica e pedagógica. Dirigido a professores de todos os níveis de ensino pretende-se bordar a utilização de ferramentas de IA nas bibliotecas escolares e o seu papel enquanto espaços educativos facilitadores do uso ético, criativo e colaborativo da IA no processo de aprendizagem. Este workshop assentando nestas premissas, parte da exploração dos recursos elaborados e disponíveis no portal RBE (em linha) procurando a otimização de práticas docentes. Explorar-se-ão os recursos validados que visam apoiar as dinâmicas pedagógicas das bibliotecas escolares nas áreas identificadas desta iniciativa. Destacar-se-ão algumas atividades transversais, para diferentes áreas e níveis de ensino, através da sua exploração e partilha em grupo.
Requisitos/materiais: Computador ou smartphone para as atividades a desenvolver.
Formadores: Beatriz Gomes, Paula Tavares e Paulo Nobre - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: A noção de Escolas Promotoras de Saúde (OMS, UNESCO, UNICEF, 1995) atribui às escolas um papel determinante na promoção da saúde e do bem-estar, enquanto espaços favoráveis à produção de influências positivas na qualidade de vida dos alunos, com impacto nas famílias. Sendo a intervenção dos professores fundamental para a concretização deste plano, este workshop oferece-lhes uma abordagem holística ao exercício físico, à alimentação saudável, ao bem-estar e à sustentabilidade (RYHEALTH), como pilares para uma intervenção socialmente integrada e inclusiva por parte dos professores e da escola.
Objetivos de aprendizagem: i) conhecer os documentos de referência global sobre hábitos de alimentação saudável, de exercício físico, de bem-estar e de sustentabilidade; ii) determinar um conjunto de indicações para uma mobilização de alunos, pais e professores para o fortalecimento da saúde pela escola; iii) produzir ferramentas de disseminação dos quatro pilares (alimentação saudável, exercício físico, bem-estar e sustentabilidade) na escola, no trabalho com os alunos e com as famílias.
Requisitos/materiais: Computador ou tablet para as atividades a desenvolver.
Formadora: Ana Cristina Almeida - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: O propósito do workshop é conciliar, numa abordagem baseada em jogo, conteúdos curriculares, conhecimentos do mundo, de cidadania ou raciocínios com o lúdico, através de experiências de jogos de tabuleiro modernos, com temas, mecânicas, dinâmicas e estéticas diferenciadas. Através de aprendizagem experiencial, concetualizam-se aspetos fundamentais facilitadores de estados de bem-estar (flow), motivação e envolvimento, dos/as docentes participantes que, num exercício observacional sob diferentes propostas e leituras transdisciplinares, são convidados/as a refletir acerca do potencial de transferir a experiência para contexto de sala de aula / escola ou atividades extraescolares, de enriquecimento curricular, pessoal ou social. A experiência de jogar oferece a oportunidade de imersão num ambiente amigável e seguro de comunicação, auto e hétero conhecimento, desafio e autorregulação passível de envolver e mobilizar alunos com diferentes perfis de competências, numa atitude inclusiva, de equidade, aproximação relacional, mas também de interajuda ou tutoria de pares. A experiência de jogo antecipa a possibilidade de criar roteiros de aprendizagem, mediante a análise e reflexão partilhada decorrente da utilização de jogos para promoção de literacias múltiplas, capacitação em diferentes domínios comportamentais e avaliação integrada.
Requisitos/materiais: N.A.
Dia 10 de julho
Formadora: Catarina Paiva - Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra | CEIS20 (Universidade de Coimbra)
Destinatários: Professores do 3.º ciclo e Ensino Secundário
Apresentação: Portugal é o segundo maior produtor de canábis medicinal do mundo. A Europa já iniciou a legalização da canábis para fins recreativos. A desinformação sobre o tema continua presente. É necessário esclarecer a população, em particular jovens em idades propícias a novas experiências. Os professores devem conhecer os malefícios do uso recreativo da canábis em idades jovens. O papel do professor e das escolas pode ser determinante na prevenção do uso da substância ilícita mais consumida em Portugal e no mundo. O mercado legal da canábis em Portugal é uma realidade crescente(1). Abordaremos a história da canábis em Portugal, as descobertas científicas que levaram ao renascer do interesse da comunidade científica (2)(3), os vários usos da planta e seus benefícios ambientais(4) e a problemática do uso recreativo em jovens.
(1) Maior plantação Europeia de Canábis medcinal fica no Alentejo - National Geographic. 2020
(2) HERER, Jack – O rei vai nu | Extra a canábis em Portugal. Atualização ed.
(3) FONSECA, Bruno M. et al – Canábis e canabinoides para fins medicinais. Revista Portuguesa Farmacoterapia 11:2019. 21-31.
(4) ROBINSON, Rowan – O grande livro da cannabis – guia completo do seu uso industrial, medicinal e ambiental. Edição Bra ed. Rio de Janeiro. ISBN 85-7110-479-4.
Requisitos/materiais: N.A.
Formadora: Maria Beatriz Marques - Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: O objetivo principal deste workshop é o de sensibilizar os docentes e professores bibliotecários para os desafios que atualmente se colocam no domínio da criação de hábitos de leitura por prazer e da capacitação das comunidades educativas para o exercício de uma cidadania ativa. Partindo da análise dos resultados das políticas nacionais de informação, desenvolvidas ao longo de cerca de 40 anos, e do seu impacto nas Comunidades Educativas, apresentam-se alguns estudos internacionais que alertam para as ameaças do "leituricídio" e para a necessidade de "descolarização" do livro e da leitura no contexto socioeducativo. Assinala-se a importância da capacitação das Comunidades Educativas para a criação de hábitos de leitura por prazer e para a necessidade de articulação entre todos os produtores e consumidores de informação no domínio das possibilidades advindas do período pós-pandémico e das tecnologias da informação e da comunicação para a prossecução deste desiderato. Conclui-se sobre a necessidade de uma visão sistémica de todos os stakeholders envolvidos no processo de criação de hábitos de leitura e de uma abordagem holística das políticas de informação e leitura que conduzam ao domínio das literacias do século XXI, nomeadamente as associadas às competências de informação e comunicação dos alunos.
Requisitos/materiais: Computador para as atividades a desenvolver.
Formadora: Isabel Maia - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: o nosso país, à semelhança do que acontece com outros países da União Europeia e/ou da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a Educação Financeira deve ser assumida como educação ao longo da vida, iniciando-se junto de crianças e jovens em idade escolar. Esta formação pretende: Familiarizar os professores, de todos os níveis de ensino, com conceitos base sobre literacia financeira, dotá-los de estratégias de ensino sobre educação para o consumo, através da partilha e divulgação de materiais pedagógicos nesta área, partilha de boas práticas e projetos inovadores. Apresentar os temas globais e os subtemas, em cada um dos níveis de educação e de ensino, considerados os adequados ao nível de conhecimentos e ao escalão etário dos alunos a que se destinam. Quando o tema marca presença em todos ou em vários níveis de ensino, o seu tratamento pode ser alvo de um maior aprofundamento nos níveis mais avançados, havendo descritores cuja formulação para o mesmo subtema adquire diversos graus de complexidade. A Literacia Financeira e a Educação para o Consumo permitem aos jovens a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões que, no presente e no futuro, tenham que tomar sobre as suas finanças pessoais, habilitando-os como consumidores, e concretamente como consumidores de produtos e serviços financeiros, a lidar com a crescente complexidade dos contextos e instrumentos financeiros.
Requisitos/materiais: N.A.
Formadora: Lina Coelho - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) | Centro de Estudos Sociais (CES)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário).
Apresentação: Este workshop visa reforçar as competências de docentes de disciplinas das áreas STEM (ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas) para um ensino mais inclusivo e equitativo. Trata-se de um miniprograma de formação que inclui informação, ferramentas de sensibilização e atividades prontas a usar em aula, contribuindo para fortalecer o papel dos/as docentes e das escolas na orientação e sucesso dos/as estudantes, em particular das raparigas, nos cursos e carreiras das áreas STEM. As metodologias propostas baseiam-se num conjunto de ferramentas pedagógicas específicas, em formato digital, criadas no âmbito do projeto STEMGenderIN, financiado pelo programa Erasmus+ (https://www.stemgenderin.eu/pt), que têm em conta a dimensão de género na educação nas áreas STEM.
Requisitos/materiais: Computador (preferencial) ou smartphone para as atividades a desenvolver.
Formador: Sérgio Rodrigues - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: A realização de passeios químicos é uma oportunidade para levar os estudantes e o público em geral a descobrir e reconhecer a importância da química nos objectos e materiais comuns que nos rodeiam e reforçar, assim, o interesse pela química. Nos jardins podem ser encontrados ervas, flores, arbustos e árvores relativamente comuns das quais são extraídos, por exemplo, óleos essenciais e corantes, ou a partir das quais são obtidos medicamentos. Nas ruas, podemos referir a erosão e a durabilidade dos monumentos e construções, a oxidação do ferro e de outros metais, as tintas e revestimentos, os polímeros, os automóveis, os aparelhos de ar-condicionado, os depósitos de gás e combustíveis, as condutas de gás natural, os painéis solares, e podem também ser referidos aspectos inusitados como a química da iluminação pública, entre muitas outras coisas. A surpresa causada pela presença tão comum da química é, neste contexto, muito importante, e surgem por vezes ideias erradas que é necessário corrigir ou questões para as quais não se tem resposta. Estas ideias e questões são, em geral, uma oportunidade para mostrar como funciona a ciência e, em particular, a química.
(Uma realização anterior: https://percursosquimicos.blogspot.com/2021/04/accao-de-formacao-de-professores-dia-30.html)
Requisitos/materiais: Roupa e sapatos confortáveis, chapéu e/ou proteção para o sol e água
Formadores: Carlos Barreira, Graça Bidarra, Piedade Vaz-Rebelo - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Paula Mouro - Agrupamento de Escolas Coimbra Centro; João Fernandes - Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: A revisão da literatura sobre literacia de dados na escolaridade obrigatória em Portugal, realizada no âmbito das atividades do projeto Erasmus+ DATA-READY (2025–2028), evidencia que apesar de ser uma área comtemplada nas Aprendizagens Essenciais, o conceito raramente é utilizado de forma explícita, sendo as competências associadas trabalhadas sobretudo de forma fragmentada e sem uma articulação curricular estruturada. Verifica-se ainda uma lacuna a nível de formação docente específica nesta área, sendo também ainda raros os estudos empíricos sobre o tema. No workshop são apresentados exemplos de práticas desenvolvidas em meio escolar que ilustram o potencial e os desafios da integração da literacia de dados no ensino obrigatório. Em particular será apresentado um caso incidindo na produção de um vídeo informativo por três alunas do 12.º ano, no qual, através da criação de um aluno virtual, se alertam colegas do ensino secundário para a importância de pesquisarem e analisarem dados relevantes antes do ingresso no Ensino Superior. Este trabalho evidencia o uso crítico e autónomo de informação, demonstrando competências essenciais de literacia de dados, como a recolha, tratamento e comunicação de dados orientados para a tomada de decisão informada. Será incentivada a participação no comentário e a apresentação de outros exemplos ou casos de integração de literacia de dados nas várias disciplinas, numa perspetiva interdisciplinar. Serão também propostos cenários de práticas educativas envolvendo a literacia de dados que serão analisados de forma colaborativa pelos/as participantes tendo como referência a categorização proposta por Burgess.
Requisitos/materiais: N.A.
Dia 10 de julho
Para além dos Workshops temáticos, deverá frequentar o WS Transversal.
Local: Jardim Botânico
Recomendações: Roupa e calçado confortáveis
Dia 11 de julho
Formadora: Ana Cristina Tavares - Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: A narrativa facilita a retenção de informação e a apreensão de conceitos, sendo as histórias (ou storytelling) o ingrediente mais poderoso. É por isso importante conhecer as questões, componentes e formatos de comunicação de texto científico, comuns às Ciências e a todas as disciplinas, e fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a empatia, para comunicar (dar a conhecer, corresponder-se) com assertividade e clareza. A partir da exploração de histórias de Ciência, e de linhas de orientação aplicáveis a todos os ciclos, disciplinas e níveis de ensino, a sessão “Storytelling: um recurso educativo eficaz e interdisciplinar” releva a importância da comunicação e do storytelling, enquanto instrumento educativo. Apelando ao desenvolvimento dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), e de uma utilização transdisciplinar dos saberes, os participantes-autores serão desafiados a desenvolver trabalho individual e/ou em grupo na concretização de projetos simples e estimulantes, em função da sua individualidade, pessoal e profissional.
Requisitos/materiais: N.A.
Formador: Miguel Ferreira - Centro de Ecologia Funcional - Ciência para as Pessoas e para o Planeta (CFE), Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: Com o aparecimento das novas tecnologias, o modo como o conhecimento científico é representado sofreu alterações profundas. Opções tradicionais para comunicar ciência coexistem hoje com novos recursos em modernas plataformas de distribuição. Neste workshop vamos explorar as ferramentas áudio e visuais que temos à nossa disposição - podcasts e vídeos de ciência - e de que forma as podemos disseminar nos diferentes canais de distribuição – sites e redes sociais. O curso será dividido em dois momentos: uma parte teórica de introdução ao tema e uma parte prática onde os participantes serão desafiados a conceptualizar um novo recurso para comunicar ciência.
Requisitos/materiais: N.A.
Formadora: Filipa Bessa - Centro de Ecologia Funcional - Ciência para as Pessoas e para o Planeta (CFE), Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: Nesta sessão pretende-se discutir a problemática da poluição marinha e desafiar o envolvimento ativo de todos na sua resolução, através de iniciativas de ciência cidadã.
Para tal, será apresentado o conceito de ciência cidadã e realizada uma demonstração das plataforma lixomarinho.app e Portugal Pellets Watch, plataformas de ciência cidadã e de sensibilização ambiental, de forma a simular uma contagem em tempo real de recolha e mapeamento de lixo marinho nos areais e discutir medidas de mitigação para os itens mais frequentes nas praias. Esta ação é destinada a professores, educadores e profissionais de todos os níveis de ensino, onde será fornecido material didático e ferramentas de comunicação inovadoras, com apresentação da atividade práticas a desenvolver na sala de aula, com o objectivo de sensibilizar e consciencializar os alunos para a problemática da poluição nos ecossistemas aquáticos e desta forma contribuir para criação de uma geração informada e envolvida em praticas científicas.
Requisitos/materiais: N.A.
Formadora: Teresa Girão - Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Destinatários: Ensino Básico e Secundário
Apresentação: Este workshop é dirigido aos professores interessados em explorar o vasto potencial das coleções científicas de museus de ciência e história natural e de jardins botânicos. Frequentemente vistas como elementos do passado, estas coleções constituem recursos educativos poderosos, capazes de integrar de forma consistente as práticas pedagógicas.
Iremos explorar o potencial das coleções científicas para despertar a curiosidade de crianças e jovens, aprofundar a compreensão do mundo natural, desenvolver competências científicas e promover o pensamento crítico e a cidadania ativa. Serão também abordadas formas de integrar temas como biodiversidade, saúde pública, segurança alimentar e alterações climáticas no currículo escolar, utilizando as coleções como ponto de partida. O objetivo é valorizar o património científico como recurso educativo, promovendo experiências de aprendizagem significativas, interdisciplinares e inclusivas. Num mundo em constante mudança, reconhecer o papel atual — e futuro — das coleções científicas é essencial para formar mentes críticas, curiosas e preparadas para os desafios ambientais e sociais do século XXI. Este workshop pretende renovar a ligação entre ciência e educação, aproximando as coleções científicas do quotidiano escolar.
Requisitos/materiais: N.A.
Formadora: Paula Duarte Lopes - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) | Centro de Estudos Sociais (CES)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: Neste workshop são apresentadas e discutidas metodologias pedagógicas centradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente no ODS 16 sobre justiça, paz e instituições eficazes. O objetivo é partilhar informação relevante sobre esta temática através de metodologias interativas, centradas nos e nas participantes, promovendo um olhar crítico sobre a informação que se encontra acessível, recorrendo a diferentes aplicações para o efeito. A workshop pressupõe a participação ativa dos e das participantes.
Requisitos/materiais: Computador ou smartphone para as atividades a desenvolver.
Formadores: Carlos Barreira, Graça Bidarra e Piedade Vaz Rebelo - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: O conceito de metacognição, inicialmente desenvolvido por Flavel para caraterizar a capacidade do ser humano de pensar sobre o seu próprio pensamento, tornou-se nas últimas décadas um campo proeminente da psicologia e educação pelas implicações que tem para o ensino e a aprendizagem. Embora o conceito revista atualmente múltiplas interpretações, há evidências que o recurso a estratégias metacognitivas contribui para a aprendizagem e sucesso académico, promovendo nos/as alunos/as a consciência dos processos mentais e estratégias de autorregulação, identificando áreas em que precisam melhorar e definindo objetivos de aprendizagem claros para si próprios/as. Trata-se de aprender como aprender, que constitui um dos pilares da educação do século XXI. No mesmo sentido, a avaliação formativa, que supõe uma clarificação dos objetivos, critérios e resultados esperados, um feedback frequente e diversificado e tarefas que desenvolvam a capacidade de autoavaliação e reflexão, tem vindo a ser assumida como indispensável à aprendizagem, no quadro de uma cultura de avaliação positiva e orientada para o sucesso. O desenvolvimento de competências de autoavaliação dos alunos/as constitui um dos objetivos que se pretende alcançar, a que não são alheias estratégias metacognitivas que fomentem a autonomia e regulação das aprendizagens. A oficina tem como objetivos gerais promover a consciência de docentes dos vários níveis de escolaridade da importância da metacognição na aprendizagem e autonomia e o desenvolvimento das referidas competências, explorando a inter-relação entre estratégias metacognitivas e de avaliação formativa e como podem potenciar a autorregulação dos/as alunos/as
Requisitos/materiais: N.A.
Formador: M. A. Facas Vicente - Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: Em todas as áreas profissionais, o Microsoft Excel é uma ferramenta informática imprescindível na organização, tratamento e análise de dados. Em particular, no ensino, este é utilizado para planear aulas, acompanhar o progresso dos estudantes, organizar informação diversa e registar avaliações, entre muitas outras actividades nas quais ele se torna, cada vez mais, um auxiliar preponderante na vida de um professor. Como tal, com maior ou menor dificuldade, todos nós, efectuamos múltiplas tarefas recorrendo a este software. Mas será que exploramos em nosso proveito e da melhor forma as suas potencialidades? Nesse sentido, este workshop pretende ir um pouco mais além na exploração das potencialidades de cálculo, no desenvolvimento de automatismos e na criação e análise de tabelas e gráficos dinâmicos, tão úteis quando se lida com grandes quantidades de dados como é apanágio dos professores.
Requisitos/materiais: Conhecimentos básicos de Microsoft Excel.
Dia 11 de julho
Formadora: Aliete Cunha-Oliveira - Escola Superior de Enfermagem, Universidade de Coimbra | Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS 20), Edilson Carvalho de Sousa Júnior - Universidade Federal do Piauí
Destinatários: Ensino Secundário
Apresentação: A saúde sexual nos adolescentes é crucial para seu bem-estar e para a saúde global, conforme refletido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3,4, e 5), Agenda da Nações Unidas (2030). 1- Importância da saúde Sexual na adolescência; 2- Enquadramento das políticas educacionais e de saúde; 2.1. Políticas públicas em Portugal e diretrizes internacionais (OMS, UNESCO); 2.2. Marco legal da educação sexual nas escolas; 2.3. Integração curricular e desafios na implementação; 3- Dados epidemiológicos das Infeções Sexualmente transmissíveis (ISTs) em Portugal, Europa e Mundo; 3.1. Impacto das ISTs em adolescentes e jovens adultos; 3.2. Tendências emergentes e grupos mais vulneráveis; 4- Conhecimentos, atitudes e comportamentos sexuais; 4.1. Nível de literacia em saúde sexual entre adolescentes; 4.2. Fatores socioculturais e escolares que influenciam a aprendizagem; 4.3. Comportamentos de risco e prevenção; 5- Recursos pedagógicos em formato digital; 5.1. Plataformas, jogos educativos, vídeos e apps
6- Programas de educação sexual: Modelos e boas práticas; 6.1. Exemplos de programas implementados com sucesso (Portugal e internacionalmente); 6.2. Participação da comunidade escolar e articulação com os serviços de saúde; 6.3. Avaliação e sustentabilidade dos programas.
Requisitos/materiais: N.A.
Formador: João Fernandes - Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Destinatários: Ensino Básico e Secundário
Apresentação: A Astronomia é, na sua essência, uma ciência interdisciplinar. Muito do conhecemos do Universo deve-se às contribuições complementares de áreas como a Matemática, a Física, a Química, a Geologia, a Biologia, etc. Mas outros domínios como a Filosofia, as Letras e as Artes têm, igualmente, o seu papel. Este WS visa, assim, exemplificar a transversalidade da Astronomia. Iniciaremos a atividades no exterior (nas imediações do Departamento de Física – local a indicar posteriormente) com medições da altura do Sol, que usaremos na sala durante as atividades. Por outro lado, faremos simulações do céu diurno e noturno usando o software “Stellarium”. Falaremos também de pintura, literatura e música. O WS decorrerá com uma preocupação principal: promover atividades que possam ser facilmente replicadas em contexto escolar, seja no ensino básico ou ensino secundário.
Requisitos/materiais: Computador ou smartphone para as atividades a desenvolver; efetuar download do software aberto “Stellarium” (https://stellarium.org/pt/)
Mensagem do Formador:
Caras e caros Professores participantes no workshop "Abordagens interdisciplinares usando a astronomia",
Começo por agradecer o interesse e faço votos que a formação vá ao encontro das vossas expectativas. Recordo que o WS decorre no dia 11 de Julho, das 14h45 às 16h45, na sala E4 do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Uma das atividades a trabalhar no WS usará as sombras no chão de uma barra vertical. Para isso vou necessitar de fazer medições, cujos valores levarei posteriormente para a sala. Se algum de vós se quiser juntar a mim no processo de medição, não hesite em fazê-lo. Estarei às 14h00 no parque de estacionamento do Departamento de Matemática (ver mapa em anexo). Às 14h45 estarei na sala para iniciar a atividade como previsto.
Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
João Fernandes
Nova Mensagem do Formador:
Caras e caros Professores participantes no workshop "Abordagens interdisciplinares usando a astronomia",
Amanhã, dia 11, decorre o WS, das 14h45 às 16h45, na sala E4 do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Tal como informado, amanhã, pelas 14h00 estaria previsto realizar observações no parque de estacionamento do Departamento de Matemática. Porém, as condições climatéricas previstas para amanhã não são favoráveis a estas observações, devido à presença de nuvens. Neste sentido, tentarei realizar as referidas medições no dia de hoje, no mesmo local e hora. Os Professores que tiverem disponibilidade em juntar-se a mim, não hesitem em fazê-lo. Caso não possam, não há qualquer problema pois eu documentarei todo o processo com fotografias para discutir no WS de amanhã. Realço que esta antecipação se refere apenas às observações. O WS mantém-se como previsto.
Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
João Fernandes
Formadora: María Luisa Aznar Juan - Departamento de línguas, literaturas e culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: Desde a Conferência das Nações Unidas em1972, a sustentabilidade emergiu como uma preocupação global. Mais de cinco décadas de debates intensos culminaram na aspiração internacional de atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Entre eles, a meta de ‘minimizar significativamente a produção de resíduos, adotando estratégias de prevenção, redução, reciclagem e reutilização’. Em uma época marcada pelo aumento de resíduos tecnológicos, e face às recomendações da ONU, a educação surge como um vetor crucial para o progresso. Neste contexto, as capacidades linguísticas adquiridas através da aprendizagem de línguas estrangeiras assumem um papel crucial. O presente workshop aborda o desenvolvimento linguístico como chave para a formação integral do indivíduo na era da obsolescência programada e da inteligência artificial. O objetivo é promover o debate crítico sobre a integração da sustentabilidade nas competências da língua estrangeira. Através de apresentações, análises documentais, discussões em grupo e debates abertos, os participantes serão incentivados a trocar ideias e buscar soluções inovadoras para os desafios da sustentabilidade tecnológica. Acreditamos que a educação ambiental no ensino de línguas estrangeiras em Portugal é uma oportunidade para enriquecer o processo educativo, despertar uma consciência de sustentabilidade e reduzir o impacto da obsolescência programada no meio ambiente.
Requisitos/materiais: Smartphone para as atividades a desenvolver.
Formador: Rui Ferreira - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: O workshop “Tecnologias de Informação Geoespacial e Inteligência Geográfica” visa dois objetivos fundamentais: 1) apresentar uma visão geral sobre as potencialidades das Tecnologias de Informação Geoespacial (TIG); 2) ilustrar a aplicação das TIG na recolha, processamento, análise e visualização de informação geográfica para nos ajudar a compreender a complexidade do mundo contemporâneo, onde cada um de nós é, simultaneamente, consumidor e produtor de informação georreferenciada.
Requisitos/materiais: Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador; Experiência mínima na utilização de softwares SIG (preferencialmente).
Formadora: Lina Coelho - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) | Centro de Estudos Sociais (CES)
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: Rapazes e raparigas continuam a fazer escolhas educativas e vocacionais muito diferentes. Elas optam maioritariamente por áreas ligadas ao cuidado às pessoas (educação, saúde, apoio social, atendimento a clientes), eles escolhem percursos mais técnicos e tecnológicos (engenharias, TIC). Estas escolhas colocam as mulheres em desvantagem, dificultando o seu acesso a lugares de decisão e concentrando-as em profissões menos dinâmicas e mais mal pagas. Esta problemática tem merecido crescente atenção das políticas públicas e das organizações empresariais das áreas tecnológicas, pela sua relevância para uma sociedade mais inclusiva e sustentável, mas também porque a sub representação das mulheres nas TIC contribui para a escassez de profissionais nesta área, dificultando a transição digital e a modernização da economia. Este workshop analisará este fenómeno e seus fatores determinantes, propondo estratégias pedagógicas inclusivas, com recurso a ferramentas pedagógicas específicas, em formato digital. Pretende-se assim contribuir para uma educação mais inclusiva, através da sensibilização para os enviesamentos de género e para os estereótipos que condicionam as escolhas vocacionais dos e das jovens. Pretende-se também contribuir para capacitar docentes, decisores e profissionais de orientação vocacional para intervir neste domínio.
Requisitos/materiais: Computador (preferencial) ou smartphone para as atividades a desenvolver.
Formadora: Cidália Fonte - Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Destinatários: Ensino Básico e Secundário
Apresentação: A informação geográfica ou geoespacial é fundamental para muitas áreas de estudo, uma vez que permite relacionar muitos tipos de informação através da sua localização geográfica. Neste workshop será feita uma breve apresentação do que é informação geográfica/geoespacial. Segue-se uma apresentação do projeto colaborativo OpenStreetMap (OSM), e a explicação de como qualquer cidadão pode inserir dados neste mapa global, que inclui informação não disponível em mais nenhum local, e que está em constante atualização por parte dos cidadãos. De seguida os participantes no workshop irão executar um tutorial sobre como editar o OSM utilizando apenas um browser, onde aprendem a inserir no OSM dados de vários tipos, bem como os atributos associados. Por fim, será apresentado o projeto Humanitarian OpeStreetMap Team (HOT) e será explicado aos participantes como podem colaborar nos projetos desta iniciativa.
Requisitos/materiais: Computador ou smartphone para as atividades a desenvolver; criar previamente uma conta no projeto OpenStreetMap em https://www.openstreetmap.org/user/new
Formador: José Pedro Cerdeira - Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação
Destinatários: Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
Apresentação: O uso de metodologias cooperativas de gestão da aprendizagem na sala de aula tem um impacto positivo na produção de aprendizagens mais activas, bem como um efeito relevante no desenvolvimento de competências sociais, constituindo-se como um instrumento útil para mitigar os efeitos nefastos do uso excessivo de tecnologias de comunicação. Esta oficina de formação tem por objectivo demonstrar possíveis usos de algumas técnicas de organização cooperativa da aprendizagem na sala de aula, baseadas no trabalho de pares e nos grupos cooperativos, com o propósito revelar o seu potencial para a melhoria dos resultados académicos e para o desenvolvimento de competências sociais offline. A formação será prática e simulará o emprego das metodologias na sala de aula.
Requisitos/materiais: N.A.
Dia 11 de julho
Para além dos Workshops temáticos, deverá frequentar o WS do Património Histórico-Científico. Assim, no momento da inscrição deverá selecionar o percurso pretendido, de entre 3 disponíveis.
Percurso 1 – A Casa da Livraria
- Pontos de passagem do percurso: Biblioteca, Sala dos Capelos, Capela de São Miguel
Percurso 2 – 250 anos do Património Científico da UC
- Pontos de passagem do percurso: Museu da Ciência, Museu de Física, Jardim Botânico
Percurso 3 – A Alta Desaparecida e os Salatinas
- Pontos de passagem do percurso: Rua Larga, Largo D. Dinis, "Éfe-Érre-Á – Momentos da Vida Académica"