Reutilização de medicamentos antigos para novas finalidades terapêuticas, uma questão de sustentabilidade: o potencial da quina e da quinina
Maria Guilherme Canivete Semedo - Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) | Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20)
Todos os níveis de ensino (Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário)
A quina (uma casca medicinal de árvores nativas da América do Sul, e que pertencem ao género Cinchona) e a quinina (um dos compostos químicos da quina) são dois importantes medicamentos antimaláricos, que se destacam pelo seu longo uso medicinal.
Este workshop tem como objetivo focar a história da quina e da quinina, e as suas potencialidades terapêuticas numa grande variedade de doenças. A quinina ainda é usada para diferentes fins: como medicamento contra a malária; como ingrediente na água tónica e em vinhos; e na avaliação da função gustativa, devido ao seu sabor extremamente amargo. Este workshop irá mostrar os potenciais usos medicinais da quina e da quinina, de acordo com fontes portuguesas dos séculos XVIII a XX, e que incluem a utilização contra o cancro, a gripe ou a gota, entre muitos outros. Irá também evidenciar a investigação científica que tem sido feita recentemente sobre a quina e a quinina, e exemplificar casos em que a pesquisa em textos médicos e farmacêuticos antigos deu origem a novos medicamentos.