Investigação
Linhas de Investigação
O grupo ACOI desenvolve investigação fundamental e aplicada em microalgas, visando a valorização da biomassa e a procura de novos produtos aplicáveis nas áreas alimentar, farmacêutica, energética e ambiental.
A investigação segue duas linhas principais:
- Biodiversidade e conservação incluindo taxonomia clássica e molecular, citologia e ultraestrutura e criopreservação
- Biotecnologia focando o desenvolvimento de metodologias de cultivo para produção de biomassa à escala laboratorial, caracterização de metabolitos (extração e caracterização de lípidos, polissacarídeos e pigmentos) e caracterização da bioatividade através da determinação de atividades antioxidante, antibacteriana e antifúngica.
Projetos em curso
- Valorização biotecnológica da coleção ACOI
- Microalgae as a functional and sustainable food and feed source
- Diversity, phylogeny and pigment studies in Eustigmatophyceae, a poorly known group of microalgae
Projetos anteriores
- NoMorFilm: Novel marine biomolecules against biofilms. Application to medical devices ( H2020-BG-2014-2). The goal of NOMORFILM is to search for antibiofilm compounds isolated from microalgae that will be useful in the treatment of infections related to implants and could be incorporated in the manufacturing of medical prosthetic devices.
- ALGOTECA DE COIMBRA (ACOI): UMA COLECCÇÃO ÚNICA DE MICROALGAS (PTDC/BIA-QOR/71319/2006)
- COBRA project: The Conservation of a Vital European Scientific and Biotechnological Resource: MicroAlgae and Cyanobacteria (QLRI-CT-2001-01645)
- Ecologia e Distribuição das Algas com Escamas Siliciosas (PBIC/C/BIA/2051/95)
- Impacto ecotoxicológico do efluente de uma fábrica de celulose e sua gestão ambiental (PEAM/C/TAI/256/93)
Publicações
Infraestruturas de investigação
EMBRC-PT: EUROPEAN MARINE BIOLOGICAL RESOURCE CENTRE - PORTUGAL
EMBRC.PT é uma infraestrutura de investigação distribuída com nós em Faro, Horta, Porto e Coimbra onde está localizada ACOI. Esta infraestrutura tem como objetivo permitir aos investigadores estudar a biodiversidade aquática no seu habitat, em tanques e em laboratório com as tecnologias mais recentes. É o nó nacional do Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC) e prevê-se que o aumento previsto da atividade científica potencie o desenvolvimento de tecnologias e produtos com impacto positivo nas economias regional e nacional.
pt-mBRCN/MIRRI-PT: Portuguese microBiological Resources Center Network / Microbial Resource Research Infrastructure – Portugal
Pt-mBRCN é uma rede nacional de coleções de culturas microbianas que abrange diferentes grupos taxonómicos e reune especialistas de diversas áreas. Pt-mBRCN visa uma melhor gestão microbiana dos recursos nacionais e o desenvolvimento da investigação em todas as áreas das Ciências da Vida.