Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global Alumni | Número 1

1 de março de 2018

Hoje é dia de dar os parabéns à Universidade de Coimbra pelos seus 728 anos! Em dia de aniversário, a UC premeia os seus antigos estudantes. A partir de hoje fique a par das novidades do Universo UC com a UC Global Alumni, uma newsletter quinzenal dedicada aos antigos estudantes da Universidade. O Reitor da Universidade de Coimbra dá-lhe as boas-vindas!

Aproveite também para conhecer a página para Alumni da UC onde pode ficar a saber mais sobre as vantagens de ser antigo estudante da UC. Ao pertencer à rede de antigos estudantes e ao identificar-se com o cartão Alumni UC pode aceder a um vasto leque de descontos exclusivos. Se já faz parte da Rede UC e pretende ter o Cartão Alumni UC, só tem de enviar uma mensagem para cartaoalumni@uc.pt com o nome para o cartão, a morada para envio do mesmo e o número do seu documento de identificação.   

O Dia da UC é hoje celebrado na Sala dos Atos Grandes (Sala dos Capelos) com uma cerimónia que conta com a entrega do Prémio UC a Rui Vieira Nery. Se não puder assistir à cerimónia saiba que pode revê-la no canal do youtube da Universidade de Coimbra.  E mais logo, às 21h30, não perca o concerto da Orquestra Académica da UC, no TAGV, que marca o arranque da 20.º Semana Cultural da UC. 


Dia 1 de março é também sinónimo de festa para a Rádio Universidade de Coimbra
. A antena mais universitária de Portugal comemora 32 anos e a festa prolonga-se todo o mês. 

Com 728 anos, a Universidade de Coimbra continua a inovar. Prova disso é o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde da Universidade de Coimbra, uma referência na produção do radiofármaco Gálio 68. É o único fármaco produzido numa universidade portuguesa no mercado e é usado no diagnóstico do cancro, entre outras patologias. Os investigadores criaram uma nova tecnologia que permite a produção de radiofármacos com um rendimento muito maior, de baixo custo, com facilidade de produção e menos resíduos, ou seja, mais amigo do ambiente. 

A UC Global Alumni volta daqui a quinze dias para lhe dar conta do que se passa no Universo UC.

Trabalhar na UC

Conheça as ofertas de emprego na Universidade de Coimbra.

Concurso para Professor Associado, para a área disciplinar de História de Arte e Estudos Artísticos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (P053-17-4881). Candidatura até 2 de março

Concurso para Professor Associado, para a área disciplinar de Engenharia Informática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (P053-17-4725). Candidatura até 5 de março

Mais informações de emprego em uc.pt/emprego

A Agenda UC sugere…

Hoje começa a 20.ª Semana Cultural da UC com o tema “Oh as casas”, inspirado num poema de Ruy Belo. 

No sábado, às 16h00, não perca, a palestra “A Intervenção no Património Edificado - À volta de três obras recentes”, dedicada à reabilitação do Colégio da Trindade. A  sessão vai contar com a intervenção do autor do projeto de arquitetura, Manuel Aires Mateus, entre outros. Segue-se uma visita guiada pelo espaço. Esta é a primeira de três palestras dedicadas ao tema do Património. 

Na segunda-feira, 5 de março, inaugura a exposição “A Casa na Árvore”, no Departamento de Arquitetura (Darq). Trata-se da apresentação dos projetos dos alunos de Desenho II do Darq.

“Eu uso Termotebe e o meu pai também”, de Ricardo Correia, sobe ao palco do TAGV a 8 de março às 21h30. Trata-se de um espetáculo que parte da recolha de testemunhos em comunidades de operários fabris de várias cidades portuguesas. Repete a 9 de março.

No dia 8 de março, e para assinalar o Dia da Mulher, os SASUC organizam um jantar buffet acompanhado de animação musical. “M de Mulher” é destinado a membros da comunidade universitária.

Saiba mais em agenda.uc.pt.