Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global Alumni | Número 15

09 de novembro de 2018

Uma equipa de investigação do Centro de Neurociências e Biologia Celular e do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra da Faculdade de Medicina da UC descobriu que o cogumelo “Coriolus versicolor” aumenta a complexidade dos novos neurónios formados no hipocampo adulto, uma área do cérebro ligada à memória. O estudo, publicado na revista “Oncotarget”, foi realizado em murganhos (ratinhos) submetidos a uma dieta com a biomassa do cogumelo.

Alertar a comunidade escolar e a sociedade para a necessidade de cuidar e proteger os cursos de água é o objetivo do LIVING RIVER, um projeto internacional inovador que integra uma equipa de investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A primeira reunião da equipa está a acontecer no Departamento de Ciências da Vida e termina hoje.

Está aberto o concurso para a atribuição de seis bolsas de doutoramento de grau dual do programa Carnegie Mellon Portugal, com início no ano letivo 2019/2020, nas áreas das Tecnologias de Comunicação e Informação. O Programa confere aos doutorados dois diplomas atribuídos pelas duas Universidades envolvidas. Mais informações estão disponíveis aqui.

O Festival Caminhos do Cinema Português está de regresso. De 23 de novembro a 1 de dezembro, o cinema nacional está em destaque com cerca de 60 filmes em exibição. A grande novidade desta 24.ª edição é a seleção “Outros Olhares” que vem questionar o que é o cinema hoje. No âmbito do Festival, realiza-se a nona edição do curso Cinemalogia e as inscrições já estão abertas.

Hoje, pelas 18h00, são inauguradas duas exposições no Colégio das Artes: “Água e Luz”, de João Queiroz, e "Victória sobre o Sol - From Black Square to Loophole", exposição coletiva. Ambas vão estar patentes até 15 de fevereiro de 2019.

Começa hoje o Linha de Fuga, um laboratório e festival internacional de artes performativas que acontece até 1 de dezembro. Às 18h00 é inaugurada a instalação "Terceiro Andar", de Luciana Fina, no Laboratório de Curadoria. Amanhã, Miguel Pereira apresenta, no TAGV, o espetáculo "Peça para negócio". Conheça aqui a programação completa da iniciativa.

Amanhã, o Orfeon Académico de Coimbra promove um concerto comemorativo do centenário do Armistício da Primeira Grande Guerra. O espetáculo, que conta também com a atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, começa às 21h30, no Salão de São Tomás do Seminário Maior de Coimbra.
Trabalhar na UC
Conheça as ofertas de emprego na Universidade de Coimbra.
 
Candidatura até 12 de novembro para ocupação de um posto de trabalho para a categoria de investigador doutorado de nível inicial, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, para a área disciplinar de Ciências Médicas e da Saúde, Ciências da saúde, Engenharia Biomédica , no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde da Universidade de Coimbra (CENTRO-01-0145-FEDER-031973 _BIOMUSCLE Novos biomarcadores de imagem multimodal de conectividade neuronal na Esclerose Múltipla). (IT057-18-7388)

Candidatura até 14 de novembro para ocupação de um posto de trabalho para a categoria de investigador doutorado de nível inicial, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, para a área disciplinar de Ciências Exactas e Naturais, Outras Ciências Naturais, Biotecnologia de Plantas, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Departamento de Ciências da Vida, UNIDADE 4004 — Centro de Ecologia Funcional). (IT057-18-7399)
Mais informações de emprego em uc.pt/emprego