Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global Alumni | Número 16

23 de novembro de 2018
A Universidade de Coimbra e a Associação de Antigos Estudantes de Coimbra em Cabo Verde estão a organizar o primeiro encontro de Antigos Estudantes fora do território nacional. O encontro, que vai ter lugar na Cidade da Praia (Ilha de Santiago) nos dias 11 e 12 de janeiro, pretende estreitar relações com a vasta comunidade de antigos estudantes que passaram por Coimbra. Todos os antigos estudantes da UC, das mais diversas origens e nacionalidades, estão convidados para este encontro.

Dezanove estudantes sancionados por plágio e 58 punidos por fraude é o saldo do reforço do combate a estas infrações, desde a entrada em vigor do Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade de Coimbra, no início do ano letivo 2012/13. “Todos os casos provados têm consequências, com penas fortes. É importante fixar esta ideia de que as pessoas não podem violar as regras e devem seguir uma conduta ética responsável”, enfatiza o reitor da UC, João Gabriel Silva.

O químico polaco-americano Krzysztof Matyjaszewski, investigador de referência no estudo dos polímeros, recebe hoje o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra. A cerimónia tem lugar na Sala dos Grandes Atos (Sala dos Capelos), e será transmitida em direto em uc.pt.

Umas palmilhas “inteligentes” aliadas a dois interfaces – um tablet e uma plataforma online de comunicação entre terapeuta e paciente – formam a solução tecnológica SwitHome que visa a reabilitação, em casa, de pacientes que tenham sofrido um AVC. A tecnologia resulta de uma colaboração entre o Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes.

O Centro de Estudos Sociais da UC vai integrar o consórcio europeu PLUS - Platform Labour in Urban Spaces: Fairness, Welfare, Development que analisa os principais impactos económicos das plataformas digitais no trabalho. O projeto recebeu um financiamento de três milhões de euros do programa Horizonte 2020.

 
Hoje, o auditório do Centro Hospital e Universitário de Coimbra recebe a iniciativa Coimbra Innovation-days (i-Days) que tem o intuito de promover a inovação e o empreendedorismo na área da saúde entre estudantes do ensino superior e pós-docs. O evento, organizado no âmbito da rede europeia EITHealth, decorre em simultâneo em 21 parceiros europeus, entre eles, o Imperial College (Londres), a Universidade de Oxford (Londres), e o Instituto Karolinska (Suécia).

O Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra está de parabéns! Para celebrar uma década de existência realiza-se, às 10h30, o colóquio “Ciência para Todos”. Durante a tarde são apresentados os projetos Rómulo Digital e Escola Ciência Viva e, pelas 17h00, cantam-se os parabéns. O dia termina com uma conversa com o escritor Afonso Cruz.

 
A partir de hoje e até domingo tem lugar mais uma edição da Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Coimbra. O evento, que decorre das 10h00 às 20h00, no Colégio de Jesus (com entrada livre), é organizado pelo Museu da Ciência e pelo Departamento de Ciências da Terra. Visite a feira e aproveite para almoçar connosco, já que, amanhã e domingo, o Restaurante Universitário Colégio de Jesus estará excecionalmente aberto entre as 13 e as 15h00.

 
Amanhã, Dia Nacional da Cultura Científica, o Museu da Ciência da UC acolhe a cerimónia de entrega dos Prémios Ciência Viva Montepio 2018. A sessão vai contar com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Os prémios são atribuídos anualmente como reconhecimento de uma intervenção de mérito excecional na divulgação científica e tecnológica em Portugal.

Arranca hoje mais uma edição do Festival Caminhos do Cinema Português. Até dia 1 de dezembro pode conhecer o melhor do que se tem feito no cinema nacional, tanto a nível profissional como académico. Ligado ao festival decorre ainda o curso de Cinemalogia. As inscrições estão abertas e a oferta é variada.
Trabalhar na UC
Conheça as ofertas de emprego na Universidade de Coimbra.
 
Candidatura até 26 de novembro para um posto de trabalho para a categoria de investigador doutorado de nível inicial, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, para a área disciplinar de Ciências da Engenharia e Tecnologias, Engenharia Mecânica, na Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNIDADE 285 - Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, Projeto POCI-01-0145-FEDER-032089 – FRICTION 4.0).(IT057-18-7438)

Candidatura até 28 de novembro para um posto de trabalho para a categoria de investigador doutorado de nível inicial, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, para a área disciplinar de Ciências da engenharia e tecnologias, Engenharia civil, Sistemas de transportes, no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (UNIDADE 4427 - Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, ASAP - Airport Slot Allocation Processes: Advances in Current Guidelines and Practices - POCI-01-0145-FEDER-029725).(IT057-18-7453)
Mais informações de emprego em uc.pt/emprego