Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global Alumni | Número 4

13 de abril de 2018

É já amanhã que celebramos o Dia do Antigo Estudante da Universidade de Coimbra. O coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, o Orfeon Académico de Coimbra, a Associação de Antigos Tunos da Universidade de Coimbra e a Orquestra de Tangos juntam-se, às 21h30, no TAGV, para assinalar a data e homenagear aquela que passou a ser conhecida como a Tomada da Bastilha II.


Nos próximos dias 19 e 20 de abril, Coimbra é palco do Encontro Regional da Cimeira Mundial da Saúde (World Health Summit Regional Meeting). O Convento São Francisco vai acolher mais de 20 workshops e quatro sessões plenárias que vão debater temas de Saúde Global. As sessões plenárias vão ser transmitidas em direto na página da Universidade de Coimbra, em uc.pt. Não perca nada do evento e saiba mais aqui.

A Universidade de Verão está a chegar! Às zero horas do próximo dia 15 abrem as inscrições para mais uma edição daquela que é uma das melhores semanas na vida dos nossos futuros estudantes. Na Universidade de Verão damos a conhecer o que de melhor fazemos na nossa instituição e na nossa cidade. Saiba tudo aqui.
Está a acontecer a 11.ª edição da Festa do Cinema Italiano no TAGV. Não perca a oportunidade de ver algumas das mais relevantes e recentes obras do cinema italiano, numa programação com as últimas descobertas de uma das mais interessantes cinematografias europeias. Hoje há três sessões, às 15h30, 18h30 e 21h30.
Hoje, pelas 21h30, a Oficina Municipal de Teatro recebe os Artistas Unidos para um recital de poesia, a partir da obra de Camilo Pessanha. Com Lia Gama e Jorge Silva Melo, a não perder.

Andar pela Alta de Coimbra, à solta, à procura de ouvir histórias que são memórias de quem por ali andou. Assim é o conceito do Alta(s) Histórias Soltas, um projeto que se propõe dar a conhecer seis histórias da Alta de forma original: só precisa de um telemóvel, de auscultadores e de uma aplicação. Se ficou com curiosidade descubra mais sobre o projeto e saiba que nos fins de semana de 20-21 e 28-29 de abril estão previstas visitas comentadas.


2018 é o ano que se assinalam os 500 anos do nascimento de Manuel da Nóbrega
. O jesuíta, e antigo estudante da UC, foi enviado em missão evangelizadora para o Brasil e foi um dos primeiros missionários da Companhia de Jesus a aportar no país. Em sua homenagem, o CUMN (Centro Universitário Manuel da Nóbrega) organiza no TAGV um concerto solidário, a 16 de abril, pelas 21h30, com a participação de Cuca Roseta, do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade Coimbra e do Grupo de Fados Amanhecer.


Trabalhar na UC

Conheça as ofertas de emprego na Universidade de Coimbra.

Candidatura até 25 de maio para ocupação de um posto de trabalho da carreira docente universitária, na categoria de Professor Auxiliar, para a área disciplinar de Engenharia Química, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (P053-17-4772)

Mais informações de emprego em uc.pt/emprego


A Agenda UC sugere…

“Uma Loja, Cinco Casas e uma Escola” é o título de uma exposição com a curadoria do artista plástico João Fonte Santa que junta os artistas que, com ele, desde a década de 90, encontraram espaços alternativos para expor. Inaugura hoje, às 18h00, no Colégio das Artes.
Também hoje, às 18h00, os espaços verdes voltam a ser tema de conversa. Integrada na exposição de fotografias sobre espaços verdes urbanos, a conversa vai ser conduzida pelas investigadoras do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Lúcia Fernandes e Rita Campos. Um espaço descontraído para se falar sobre o que a ciência diz sobre a importância dos “pulmões verdes” em ambientes urbanizados, focando na saúde humana.
Quis o compositor e padre Manuel Faria (1916-1983) que a UC fosse a casa da sua obra musical, atualmente organizada e catalogada pelo investigador e maestro Paulo Bernardino, em colaboração com a BGUC. Assim, amanhã, pelas 21h00, vai ser apresentada, na Biblioteca Joanina, a publicação do estudo e catálogo do espólio de Manuel Faria. Segue-se um concerto comemorativo com estreia de algumas obras do acervo pelo Manuel Faria Ensemble.
Pelas 22h00 de amanhã, o Grupo Folclórico da Casa do Pessoal convida para um Serão evocativo do Património Cultural Tradicional, a ter lugar no Centro Cultural D. Dinis. A noite conta com as atuações do Grupo Folclórico e Etnográfico da Universidade do Minho e da Associação Académica de Coimbra.
A Faculdade de Letras recebe, a 17 de abril, o colóquio “Europa – Uma Casa Comum?”. A iniciativa pretende refletir sobre as emergentes relações internacionais, a comunidade cultural, as liberdades, os direitos do homem e os deveres do cidadão, o pluralismo político e a memória coletiva.
No próximo dia 18, das 09h00 às 12h00, o Arquivo da Universidade de Coimbra recebe a sessão “Os tabeliães, profissionais da pena, e as suas “casas” na Idade Média”. A iniciativa é organizada pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura da FLUC.

Saiba mais em agenda.uc.pt.