Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global Alumni | Número 6

11 de maio de 2018


A semana mais longa da UC está prestes a terminar. Hoje não perca “(Re)Tocando o Jazz: A Caminho das Últimas Notas da Semana Cultural” pela Big Band Rags, da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC) a partir das 18h00, no Claustro do Colégio das Artes. O evento conta com a participação dos parceiros da UC que prometem várias surpresas. Esperamos por si.


A Universidade de Coimbra é agora detentora da Cátedra UNESCO “Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa”. A nova cátedra terá como principais eixos de ação a investigação, a formação avançada e a cooperação para o desenvolvimento no âmbito dos designados patrimónios vivos – a Paisagem e a Língua.


A ciência vai andar na rua através de atividades dinamizadas pelos investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC). A iniciativa de comunicação de ciência na rua, intitulada “Brain Buskers”, vai promover ações uma vez por mês, com início a 28 de abril, às 10 horas, no Café Santa Cruz e por toda a baixa da cidade de Coimbra, onde as pessoas poderão interagir com os cientistas e realizar diversas atividades mãos-na-massa em áreas como neurociências, biologia celular e microbiologia.


No próximo sábado, a Faculdade de Economia realiza a conferência “Contabilidade, Fiscalidade e Direito Societário: Reflexões e Inquietudes”, em homenagem à economista e jurista Ana Maria Rodrigues, falecida a 19 de janeiro passado. A iniciativa conta com a participação da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e tem início às 10h00 no Auditório da FEUC.


“Existir para Ninguém Desistir” é o lema do Fundo Solidário que celebra este ano oito anos de existência. Para assinalar o aniversário decorre, até 3 de maio, a Feira do Livro a 1€. O Fundo é uma iniciativa que promove o auxílio a estudantes com dificuldades económicas na continuação de seus estudos.


No sábado, a música do Cordis, tocada ao vivo, vai fundir-se com a interpretação de peças coreografadas no espetáculo “Cordis Bailado”. Estreia às 21h30, no TAGV. Os bilhetes já estão disponíveis no TAGV e na bilheteira online.


Trabalhar na UC

Conheça as ofertas de emprego na Universidade de Coimbra.

Candidatura até 9 de maio para para Provimento do Cargo de Direção Intermédia de 2.º Grau, Chefe de Divisão de Segurança e Ambiente do Serviço de Gestão do Edificado, Segurança e Ambiente, do Centro de Serviços Comuns da Administração da Universidade de Coimbra. (P075-18-5962)

Mais informações de emprego em uc.pt/emprego


A Agenda UC sugere…

Até 13 de maio, o Teatrão apresenta o espetáculo “Eu Salazar”, com encenação de Ricardo Vaz Trindade e interpretação de Isabel Craveiro, João Santos, Margarida Sousa e Ricardo Vaz Trindade. A peça vai estar em cena de quarta a sábado às 21h00 e domingo às 19h00. Além do espetáculo vão realizar-se várias mesas-redondas em torno da figura de Salazar, a 5, 12 e 13 de maio. Relembramos que a comunidade UC beneficia de um desconto de 30% na aquisição de bilhetes para os espetáculos do Teatrão.


 “Casa de Partida”
, uma produção do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), explora o modo como a casa influencia a identidade de cada um de nós, partindo da casa comum – o edifício AAC. A peça de teatro já estreou e repete hoje às 19h30 e sábado às 17h30 e 19h30. O ponto de encontro é na entrada da AAC.


O Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) comemora 80 anos e é o grupo cénico mais antigo em atividade contínua da Europa. Um dos pontos altos das celebrações é a apresentação do Exercício Final do Curso de Formação, um espetáculo construído a partir dos conhecimentos e das técnicas trabalhadas nos workshops do curso de formação dirigido pela encenadora e atriz Rita Morais. Não perca, a partir de hoje e até 3 de maio, sempre às 21h30 no Teatro de Bolso do TEUC.


O TAGV recebe, a 3 de maio pelas 15h00, o Ciclo Música e Ciência: O Tempo e os Tempos da Sagração. A Orquestra Metropolitana de Lisboa junta-se ao conferencista Carlos Fiolhais para uma tarde de música e ensino. A entrada é gratuita.

Saiba mais em agenda.uc.pt.