Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC Global Alumni | Número 8

A Universidade de Coimbra continua a marcar pontos nos rankings universitários internacionais. Ocupamos a posição 407 no top 500 do prestigiado QS World University Rankings, melhorando assim o nosso desempenho face à edição anterior em quatro dos seis indicadores avaliados. No indicador International Students, a UC é a melhor instituição portuguesa e está entre as 275 melhores do mundo!

Também na edição de 2018 do U-Multirank, a UC obteve a classificação máxima – very good – em várias áreas. Somos a instituição de ensino portuguesa com maior número de classificações máximas nos indicadores avaliados. O U-Multirank avalia 1614 instituições de 95 países.

Sabia que na Faculdade de Direito da UC existe um azulejo com uma raposa no qual, segundo a tradição, o estudante deve dar um pontapé para afastar o chumbo? É uma das muitas estórias da nossa UC. Agora é possível levar uma réplica do famoso azulejo para casa, feita pela artista plástica Alexandra Faria de Almeida e à venda nas lojas da UC.

A Sociedade Broteriana, com o apoio do Centro de Ecologia Funcional e do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, promove, no próximo domingo das 9h00 e as 16h00, uma expedição botânica pela zona periurbana de Coimbra. As inscrições estão abertas até sábado. A iniciativa insere-se na comemoração do centenário da jubilação de Júlio Henriques, Professor de Botânica na Universidade de Coimbra.

Está quase a arrancar mais uma edição do Sons da Cidade, o evento que celebra a inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO+.

Além das iniciativas abertas a toda a comunidade e às quais convidamos a juntar-se, de 22 a 24 de junho, propomos aos Antigos Estudantes que jantem connosco no Colégio de Jesus, seguindo-se de uma visita guiada especial ao Museu da Ciência Galeria de História Natural, Gabinete de Física e ao Laboratório Chimico. O jantar tem o preço de 12,50 euros e pode inscrever-se aqui.

Os Sons da Cidade incluem ainda o concerto “A Mulher do Pau Brasil” de Adriana Calcanhotto,  a 24 de junho, no TAGV. Os bilhetes estão já à venda.

A Faculdade de Economia da UC acaba de criar um curso de formação avançada sobre a relação da China com os Países de Língua Portuguesa. O objetivo é explicar o funcionamento dos sistemas políticos, jurídicos e cultura empresarial destes territórios e a forma como eles se relacionam. Mais informação disponível aqui.

No âmbito do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, está a decorrer um estudo sobre o bem-estar e experiências positivas em jovens adultos em transição para o mercado de trabalho. Se tem mais de 18 anos, está a frequentar o ensino superior ou concluiu o curso há menos de um ano, participe respondendo a este inquérito.

Trabalhar na UC

Conheça as ofertas de emprego na Universidade de Coimbra.

Candidatura até 21 de junho para ocupação de um posto de trabalho da carreira docente universitária, na categoria de Professor Associado, para a área disciplinar de psicologia, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

(P053-17-4754)

Candidatura até 9 de julho para ocupação de um posto de trabalho da carreira docente universitária, na categoria de Professor Auxiliar, para a área disciplinar de Física, subáreas de Física Aplicada às Ciências da Vida e Engenharia Biomédica, Física Nuclear e Hadrónica, Física da Matéria Condensada e Instrumentação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

(P053-17-4762)

Mais informações de emprego em uc.pt/emprego

A Agenda UC sugere…

A Faculdade de Letras recebe amanhã o II Colóquio em Didática e Ensino "Desafios do Currículo Escolar do séc. XXI". O evento vai reunir vários congressistas de renome internacional e organiza-se em torno de duas linhas temáticas: política de ensino das línguas e aprendizagem baseada em projetos.

Também amanhã, às 11h00, chega ao TAGV o IndieJúnior, cinema do IndieLisboa para os mais novos, com “Quotidiano Animalário 41”, uma seleção de oito curtas-metragens para toda a família.

A 12 de junho, o Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da FLUC apresenta a oferta formativa de 2.º Ciclo para o ano letivo 2018-2019. O dia aberto decorre das 10 às 16h00 na Sala Gama Barros (3.º piso da FLUC).

No mesmo dia acontece o 1.º Encontro Virtual Campus Sustentável, uma oficina virtual organizada pela Iniciativa EfS, aberta ao público, e que envolve todas as instituições de ensino superior do país dispostas a compartilhar experiências em atividades e projetos do âmbito do Campus Sustentável.

A 13 de junho, pelas 18h00, vai decorrer no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra "Neandertal", por João Zilhão,  arqueólogo e Professor na Universidade de Barcelona e em Lisboa. A palestra integra-se no ciclo "Ciência às Seis".

Saiba mais em agenda.uc.pt.