Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Desenho a carvão de Albertina Falker

CC_12jan23_1

Um desenho a carvão da autoria de Albertina Falker, de seu nome completo Albertina Cândida de Mello Faulkner (apelido abreviado para Falker na sua assinatura). Certamente, trata-se de um esboço, representando uma cabeça de criança, do que viria a ser uma obra mais completa.

Pouco se conhece desta artista, no entanto, sabe-se da sua frequência no ensino oficial artístico, ao estar matriculada, juntamente com três outras mulheres (Francisca Rosa da Silva, Júlia Adelaide Sousa Andrade e Maria da Dores Cardoso Guedes) na Academia de Belas Artes de Lisboa, no ano letivo de 1879-1880. Ali frequentaria o Curso de Desenho, de 1881 a 1883 (V. MONCÓVIO, Susana – «Christina Amélia Machado (1860-1884): a primeira aluna da Academia Portuense de Belas Artes…», II Congresso O Porto Romântico, Actas, Porto, 2016, p. 175-188). 

Granjeou reconhecimento público por ter frequentado formação artística em Paris, tendo sido pintora e escultora. Ainda hoje se encontram à venda, alguns esboços das suas obras.

Encontra-se inserido em PT/AUC/PFM/JV – Jardim de Vilhena (F); Desenhos (SR) – VI-3.ªE-2-2-4

Centro do Conhecimento [ver mais]





Voltar - A Nossa UC