Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Insígnia da Universidade de Coimbra

cc_insignia

A folha que sucede à página de título e antecede o texto do manuscrito dos Estatutos Filipinos da Universidade (1597) apresenta este belo desenho a grafite, com pequenos apontamentos a dourado, com letras e contornos a tinta sépia. 

Reproduz a Insígnia da Universidade de Coimbra e os habituais atributos que a compõem, a saber, a figura feminina de Minerva ou da Sapiência, empunhando um cetro com a esfera armilar, rodeada por livros, uma joeira e um mocho, símbolo da sabedoria, com cercadura envolvente. 

O volume está assinado em todas as suas 217 folhas pelo Bispo D. Jorge de Ataíde a quem o rei D. Filipe I ordenou que fizesse a sua confirmação e o termo de encerramento do volume, assinado em Madrid, em 8 de junho de 1597.

Na base do desenho, inserida numa cartela encontra-se a frase Per me reges regnant et legum conditores ivsta decernunt, frase retirada do Livro dos Provérbios, cap. 8

Encontra-se inserido em PT/AUC/ELU/UC – Universidade de Coimbra (F); Estatutos (SR)

 [Veja aqui a imagem com maior resolução]



Centro do Conhecimento [ver mais]





Voltar - A Nossa UC