Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Visita Régia de D. Pedro V à Universidade



Visita Régia

O Reitor da Universidade, Basílio Alberto de Sousa Pinto, fez publicar, em 26 de novembro de 1860, o programa aqui apresentado saído da Imprensa da Universidade. Deste programa constava, precisamente, a forma como o Rei D. Pedro V deveria ser recebido, nos dias 27 e 28 de novembro de 1860. Revela todos os passos dessa visita, cujas manifestações de júbilo, pela presença régia, se fizeram logo sentir, com o lançar de girândolas de foguetes e o repicar do sino da Torre da Universidade, mal foi avistada, por uma vigia que ali estava na Torre, a chegada do cortejo real, à ponte da Água das Maias.

No seu regresso de uma viagem ao Porto, à Exposição Agrícola, parou em Coimbra por dois dias, visitando a Universidade e seus departamentos. Presidiu à entrega dos prémios aos alunos, no dia 28, a que se seguiu o beija-mão real, por todo o Corpo Académico. D. Pedro V manifestou o desejo de regressar, mais demoradamente, num ano próximo, visita que não foi concretizada, pelo falecimento prematuro do monarca, em 1861.

[Veja aqui a imagem com maior resolução]





Voltar - A Nossa UC