Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

A Semana Internacional dos Arquivos (#IAW2020, 8-14 junho) no Arquivo da Universidade de Coimbra

Junte-se às iniciativas programadas especialmente para si e que visam assinalar esta Semana.
8 junho


Hoje, iniciam-se as atividades integradas na "Semana Internacional dos Arquivos de 2020" (#IAW2020, de 08 a 14 de junho).

O evento, que é promovido anualmente pelo Conselho Internacional dos Arquivos (CIA/ICA), tem como ponto máximo o dia 09 de junho, que assinala o "Dia Internacional dos Arquivos".

Neste ano, o tema que "salta" para o debate é: "Empowering Knowledge Societies". O objetivo é dar a conhecer um pouco do que os Arquivos fazem ou revelar como os/as arquivistas trabalham e projetam socialmente os resultados dos seus esforços. Também, e como parte dos objetivos da Semana, somos chamados/as a debater o papel do/a arquivista nas sociedades que se baseiam na informação e no conhecimento. Quem são? Onde se encontram? Qual é o seu contributo? 

Os Arquivos, por um lado, têm demonstrado, durante a Pandemia, que continuam próximos das suas comunidades. Por outro, como recorda o próprio CIA/ICA, nesta "Campanha" que agora lança mundialmente, os Arquivos estão a ser novamente - tal como nos anos 80/90 também o foram - desafiados a revisitar os seus "modos de fazer" e a sua perceção acerca do seu próprio trabalho e do seu papel/envolvimento nas sociedades atuais, permeadas pelas - e largamente permeáveis às - tecnologias, mas de um modo, não raro, assimétrico. Novamente, esta é uma oportunidade a abraçar... E não uma ameaça a evitar.




Numa época particularmente difícil para as instituições de cunho educativo e cultural, que viram o seu contacto habitual com o público ser drasticamente reduzido e as suas regras e os seus procedimentos "(re) desenhados", o Arquivo da Universidade de Coimbra procurará trazer à luz algumas algumas iniciativas e marcar presença nas comemorações que habitualmente decorrem nesses dias, um pouco por todo o mundo.

No dia 08 de junho, atendendo ao desafio lançado pelo CIA/ICA, o AUC vem solicitar a resposta breve a uma pergunta ("Um Arquivo é..."), disponível no formulário que encontrará aqui. As respostas obtidas, todas elas de forma completamente anónima, serão coligidas e divulgadas numa "nuvem colaborativa" no Website e na página institucional do AUC nas redes sociais. Neste mesmo dia 08, o AUC também se inscreve no mapa das instituições que dão o seu contributo e apoiam esta iniciativa anual de grande interesse e de projeção no circuito profissional, que é patrocinada pelo CIA/ICA. Confira aqui.

No dia 09 de junho, data que marca o Dia Internacional dos Arquivos, o AUC oferece ao público três iniciativas. Novamente, e pelo que representa, divulga informação histórica sobre a nossa Arca-Cartório (séc. XVI?), noticia a publicação do volume XXXIII nº 1 (2020) do Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra - em parceria com a Imprensa da Universidade de Coimbra - e, em sintonia com o tema principal da #IAW2020, dá a conhecer mais um dos resultados do discreto e laborioso "fazer" arquivístico, que é tão essencial em tempos de Pandemia: a publicação online de novos livros de registos paroquiais, iniciativa que se reveste de particular importância, dado o facto de ser esta uma tipologia documental muito consultada pelos/as nossos/as utilizadores/as. A conferir aqui.

No dia 10 de junho, que marca o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o AUC divulga um documento alusivo a um projeto de um monumento em homenagem a Luís de Camões, da autoria do Arq.º Luís Cristino da Silva, datado de 16 de abril de 1957, cuja intenção era assinalar a entrada da Rua Larga e o acesso à Universidade. Desta obra que não chegaria a concretizar-se, resta a evidência conservada no AUC. 

No dia 11 de junho,  no seguimento das comemorações da Semana Internacional dos Arquivos, o AUC abraça a iniciativa de divulgar a Coleção "Documento do Mês" | Edição 2020. Trata-se da reunião, num único ponto de acesso, de um conjunto de seis textos que marcaram presença mensalmente no Website do AUC, entre os meses de janeiro e junho de 2020. Fica aqui uma nova oportunidade de contactar também com esses nossos "fragmentos de história".

No dia 12 de junho, o AUC traz duas novas iniciativas de igual valor. Primeiramente, divulgamos raros fragmentos do minucioso "labor" de um cartorário-arquivista que viveu e trabalhou no século XVI - D. Bernardo, do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra - e que, em poucas linhas, reflete muitos dos valores que enformam, ainda nos dias atuais, a organização da informação em arquivos. No seu caso, a matéria e a substância eram os livros de registo do cartório. Patente está o respeito pelo trabalho de antecessores. A condizer com esse relato do passado, publicamos também mais um fundo documental online, que é fruto desse minucioso e moroso processo de descrição arquivística, realizado em conformidade com as regras internacionais. O resultado parcial desse projeto de trabalho na área da representação da informação é pesquisável aqui.

No dia 13 de junho, sugerimos a sessão online intitulada "Archivando las redes sociales: una charla sobre datos abiertos y archivos sociales", promovida pelo CIA/ICA, em parceria com a Associação dos Arquivistas e Gestores de Documentos da Catalunha, que terá início pelas 15 horas (hora de Lisboa), podendo ser acompanhada em direto, por aqui ou, na versão gravada e já arquivada nas redes sociais, aqui. 

No dia 14 de junho, que assinala o fim das comemorações, a nossa indicação é o evento que decorre em direto, entre as 11 e as 12 horas (hora de Lisboa), promovido pelo CIA/ICA, através de uma das suas Secções dedicadas aos "New Professionals". Neste evento, intitulado "New professionals Sunday Coffee (or Tea)", jovens arquivistas conduzem uma discussão "leve", num formato interessante, sobre o que os/as arquivistas -  na assistência - pensam a respeito de alguns dos temas propostos. O acesso à edição gravada em direto, nas redes sociais, obtém-se por aqui. Se esta temática desperta o seu interesse, aceite esta nossa indicação, que marca o último dia das comemorações da #IAW2020. 

Ainda, para assinalar o fim destas comemorações, particularmente no AUC, avançaremos com os resultados do inquérito lançado no dia 08 de junho e também com a apreciação geral do nosso contributo, a ser divulgado brevemente. Aguarde! 

É de recordar que todas as iniciativas divulgadas nesta página foram especialmente desenhadas para dar corpo ao conjunto das comemorações da #IAW2020 no Arquivo da Universidade de Coimbra. 

Nesses novos tempos, uma página, num site institucional, é também um documento de arquivo, que guarda o registo de um evento que decorreu num tempo, num espaço e para um determinado público e no exercício de alguma atividade.

Continue connosco! A sua presença é muito importante!