Atualidade

9 junho
#IAW2021
© Conselho Internacional dos Arquivos

O Conselho Internacional de Arquivos (CIA/ICA) dedica o período de 7 a 11 de junho à Semana Internacional dos Arquivos de 2021

O tema escolhido para as celebrações deste ano, “Empowering Archives”, traça uma linha de continuidade com as celebrações realizadas no ano de 2020 (“Empowering societies”) e com o plano estratégico de 2021-2024 do CIA/ICA.

Assim, pretende-se refletir sobre as diferentes formas de “empoderar” os Arquivos, bem como sobre o impacto dessas ações nas sociedades e nas comunidades. Com este intento, o CIA/ICA aponta três eixos ou focos principais para nortear as reflexões:

1. Prestação de contas e transparência,

2. Colaboração e trabalho em rede e

3. Diversidade e inclusão.

Os arquivos são essas lentes “poderosas” que nos permitem olhar para o passado e para o presente das nossas sociedades. Devemos, pois, proporcionar as condições para que ampliem o seu raio de alcance, a sua expressão e a sua visibilidade na sociedade. “Empoderar” os Arquivos implica conceder-lhes a autonomia de que necessitam no desempenho das suas missões (porque sem a autonomia e a liberdade não pode haver o “empoderamento”) e a justa oportunidade, para que possam trabalhar com os meios e os recursos adequados e assim produzir os resultados esperados pela sociedade.

No Arquivo da Universidade de Coimbra, e como forma de celebrar esta Semana Internacional dos Arquivos, preparamos, simbolicamente, uma pequena agenda com iniciativas a cumprir entre os dias 9 e 11 de junho.

No dia 09/06/2021, em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos, foram preparadas duas iniciativas para a divulgação:

1. Publicação do nº 1 do Volume 34 (2021) do BAUC: iniciativa articulada e realizada, em parceria com a Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC).  Aceda, por aqui

2. Participação do AUC na rubrica “Centro do Conhecimento”: iniciativa promovida pela Divisão de Comunicação (DCOM) da Universidade de Coimbra e que conta com a parceria de diversas das UECAF da nossa Universidade. Veja, aqui, o contributo do AUC divulgado também nesse  mesmo dia 09/06.

No dia 10/06/2021, que também é o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, preparamos uma “Notícia sobre documentos do AUC representados em sites no estrangeiro”. Confira, aqui

No dia 11/06/2021, trazemos informações sobre o “Livro Verde - Cartulário da Universidade (1471)”. Veja a notícia completa aqui.