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Adequação temporária dos serviços prestados pelo Arquivo da Universidade de Coimbra | 21-01-2021

Confira as principais indicações acerca dos nossos serviços e das condicionantes impostas à sua prestação, enquanto vigorarem as medidas impostas pelo atual Estado de Emergência.
21 janeiro


Comunicado nº 2, de 21/01/2021


O Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro regulamenta o estado de emergência e impõe aos cidadãos e cidadãs portuguesas o dever de recolhimento. O Decreto nº 3-C/2021, datado de 21 de janeiro de 2021, altera a regulamentação do estado de emergência antes decretado e impõe novas medidas, entre as quais destacamos a fixação dos serviços mínimos públicos presenciais a praticar no período e a suspensão de atividades letivas e não letivas presenciais nos estabelecimentos de Ensino Superior. 

O Despacho Reitoral nº 14, de 21 de janeiro, amparado na atual situação epidemiológica e nas “Recomendações às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência”, determina a adoção de medidas temporárias pelas diversas Unidades Orgânicas e UECAF da Universidade de Coimbra, fundamentadas no princípio da prestação de serviços mínimos essenciais presenciais e no recurso obrigatório ao teletrabalho, nas situações em que o mesmo se aplique.

Neste enquadramento, o Arquivo da Universidade de Coimbra vem comunicar as alterações temporárias a adotar pelos seus principais Serviços, a partir do dia 22/01/2021, em vigor enquanto a atual situação perdurar.

O Serviço de Referência e Leitura, na modalidade presencial, encontra-se temporariamente encerrado. Em decorrência, os “Pedidos de reserva de lugar e de requisição antecipada de documentos”, bem como os “Pedidos de requisição presencial de documentos” encontram-se suspensos, incluindo-se os pedidos previamente agendados para datas a partir do dia 22/01/2021 (inclusive), que ficam sem efeito. 

A título excecional, serão atendidos os “Pedidos de pesquisa e de reprodução de documentos", nomeadamente, aqueles que se destinam à satisfação das necessidades de informação de investigações em curso na Universidade de Coimbra (teses de mestrado e de doutoramento, por exemplo). Estes pedidos, nesta fase, devem ser realizados, exclusivamente, através do e-mail geral do AUC (auc-geral@auc.uc.pt), a partir do qual serão objeto de triagem, ou do formulário existente para o efeito, acessível em: https://www.uc.pt/auc/servicos/forms/form_pesquisa.

Os serviços vinculados à parte Distrital do Arquivo da Universidade, normalmente praticados  em modalidade presencial, ficam temporariamente suspensos, incluindo-se os que se encontram previamente marcados para as datas a partir do dia 22/01/2021, que ficam sem efeito. Na atual fase, os pedidos de certidões (nascimento/batismo, casamento, óbito, registo notarial, registo judicial) devem ser realizados exclusivamente online, através dos respetivos formulários eletrónicos, disponíveis em: https://www.uc.pt/auc/servicos/forms/index. Os pedidos recebidos por este meio serão atendidos por ordem de chegada ou taxa de urgência, podendo sofrer alguma demora na resolução, em consequência das limitações decorrentes das medidas temporariamente impostas. 

Para que a triagem dos pedidos recebidos pelo AUC seja feita de forma eficaz, apelamos aos nossos utilizadores e utilizadoras para que aguardem pela resposta aos pedidos realizados, antes de submeterem nova consulta ou pedido. A insistência nos pedidos, não raro enviados em apenas 24 ou 48 horas, tem contribuído para bloquear ou retardar a capacidade  de resposta. 

Nessa fase, aconselhamos vivamente a enviar os pedidos genéricos de informação para a nossa página no Facebook (Messenger) onde a resposta poderá ser mais célere.

As informações constantes deste Comunicado serão atualizadas à medida que a situação se for alterando. Para maiores informações, recomendamos o acesso às medidas temporárias adotadas pela Universidade de Coimbra

Finalmente, para ultrapassarmos esses novos constrangimentos, esperamos poder continuar a contar com a colaboração e com a compreensão de todos e de todas.


Contactos gerais do AUC:

Os canais privilegiados de comunicação com o Arquivo da Universidade continuam a ser, nesta fase, os seguintes: 

Telefone: +351 239 859 855 

E-mail: auc-geral@auc.uc.pt

Website: https://www.uc.pt/auc/

Facebook/Messenger: https://www.facebook.com/Arquivo-da-Universidade-de-Coimbra-183172421744338/