Exposição documental virtual | Papéis como arte e arte em papel

Os Arquivos preservam “tesouros” que nem o tempo nem o esquecimento devem apagar ou ocultar. A presente Exposição Virtual pretende mostrar um raro legado desta natureza, que se encontra ao cuidado do Arquivo da Universidade de Coimbra. Venham connosco nessa "viagem" ao mundo dos papeis como arte.
26 novembro, 2020
Vídeo de divulgação da exposição virtual | Papéis como arte e arte em papel
© Arquivo da Universidade de Coimbra

As próximas páginas proporcionam uma incursão pelo mundo dos Papéis que “transpiram” Arte...

Essa autêntica “viagem” por uma coleção diversificada de exemplares reunidos pelas suas qualidades artísticas e históricas, leva-nos não apenas ao encontro de estilos e de elementos decorativos representativos de épocas, mas também, e sobretudo, aos aspetos curiosos e interessantes, presentes em alguns dos papéis que foram cuidadosamente selecionados para proporcionar ao/à “visitante” uma agradável experiência.

As “representações” da arte em papel agora expostas testemunham o minucioso e primoroso trabalho de pesquisa que conduz ao texto escrito, bem como o cuidadoso e afetuoso labor de reprodução de originais, que se transmutam do analógico ao digital e assim nos alegram a alma simplesmente com a sua presença.

Os resultados aqui patentes creditam-se ao esforço de pessoas que mobilizam um tempo e uma dedicação imensos na concretização de objetivos comuns, sem “olhar” para a falta de recursos, mas a agir com a criatividade e a vontade que verdadeiramente “aguçam o engenho”, para concretizar a partilha de um conhecimento que, de outro modo, ocultar-se-ia... esmaecer-se-ia.

Sejam, assim, muito bem-vindas as pessoas que amam os papéis e a arte em papel. Convosco, será partilhada uma experiência única, que temos o enorme gosto e o privilégio de poder apresentar.

AUC

Papel estampado com motivos florais (©Arquivo da Universidade de Coimbra)

A presente exposição virtual tem por finalidade dar a conhecer o papel, como suporte documental de eleição, utilizando as fontes documentais do Arquivo da Universidade de Coimbra. Esse conhecimento pode ser feito em diversas vertentes de estudo do papel, como pela análise de exemplares diversos de papel e suas marcas de água, produzidas ao longo do tempo, revelando a tradição papeleira do país ou os casos de importação.

A identificação e estudo dos diferentes fabricantes papeleiros, locais onde estiveram instaladas as unidades de produção de papel e as formas de comércio do papel são ainda outras vertentes de estudo. Também o papel, como representação artística, é uma outra perspetiva de estudo desta temática.

Pela pesquisa e localização de exemplares de papel pintado e estampado, utilizado, sobretudo, em brochuras de livros, poderemos tentar reconstituir o gosto estético de uma época. A pesquisa das formas de sua comercialização, que foi feita através de fontes de documentação judicial, revelou-se da maior importância, para saber como chegaram até nós estes papéis pintados e estampados.

A análise dos temas representados, maioritariamente vegetalistas e florais, mas também com representações geométricas de desenho repetido, com uma paleta de cores diversificada, pode ser um pretexto para seguir o percurso de alguns papéis e a forma como foi evoluindo o gosto artístico com que foram produzidos.

Aceda ao vídeo aqui.

Aceda ao catálogo aqui.

Se pretender, deixe-nos a sua opinião, aqui.