Atualidade

Exposição documental virtual | Memória de epidemias e de estudos no Distrito de Coimbra, nos séculos XIX e XX: entre questões sanitárias e avanços científicos

Evento que marca a participação do Arquivo da Universidade de Coimbra na Noite Europeia dos Investigadores - NEI 2020 - , que, este ano, será celebrada no dia 27 de novembro.
27 novembro, 2020
Vídeo de divulgação da Exposição Documental Virtual | NEI 2020
© Arquivo da Universidade de Coimbra

No âmbito do desafio lançado para a participação do Arquivo da Universidade na Noite Europeia dos Investigadores - NEI 2020, foram selecionados 11 documentos pertencentes ao acervo da instituição e com eles foi elaborada uma exposição documental virtual que ficará patente nesta página do website do Arquivo da Universidade. Estes documentos, situados cronologicamente entre 1855 e 1918, retratam alguns dos diversos momentos históricos em que Portugal viveu surtos epidémicos, nomeadamente os anos em que a febre tifoide, a cólera e a gripe pneumónica se abateram sobre o país.

Ofício do Administrador do concelho de Penacova, dirigido ao Governador Civil de Coimbra, noticiando o aparecimento de uma doente “com todos os signaes característicos da cholera” (©Arquivo da Universidade de Coimbra)

Os documentos exibidos levam-nos a recuar no tempo e a identificar-nos com a realidade vivida pela população de diversas localidades, onde os mesmos documentos foram redigidos, sejam eles Beja, Coimbra, Cantanhede, Mira, Penacova ou Portalegre.

Os cuidados médicos, as medidas sanitárias e a terapêutica médica, são alguns dos temas retratados, para ilustrar como as situações foram encaradas.

Dois séculos depois, sobre a data dos mais antigos documentos exibidos, vivemos também situações que são, de alguma forma, muito semelhantes. Os receios de contágios, as hesitações em suspender mercados públicos, os subsídios a quem fica sem qualquer forma de sustento, etc., de que falam alguns documentos, não estão longe dos temas de noticiários atuais.

Também a seleção de documentos relativos à impressão de editais vem ilustrar a necessidade de levar o mais longe possível o conhecimento das medidas adotadas, através da sua publicitação generalizada.

Os meios de comunicação eram outros, as notícias não circulavam de forma tão célere, como atualmente, mas procurava-se fazer chegar à população a informação sobre como obter apoio médico.

A participação na NEI 2020 permite revelar uma faceta da preservação do Património Cultural e, em particular, dos acervos documentais, sendo esta uma das missões atribuídas ao AUC, a par com a sua valorização, tratamento e difusão, como está consubstanciado no Art. 2º do Regulamento nº 574/2010, de 2 de julho -Regulamento do Arquivo da Universidade de Coimbra.

Assim, e para responder a mais esse desafio, especialmente importante nos tempos que correm, foi produzido um vídeo e elaborado um catálogo que, juntos, consubstanciam a exposição documental virtual especialmente preparada para a NEI 2020.

Aceda ao vídeo aqui.

Aceda ao catálogo aqui.

Se pretender, deixe-nos a sua opinião, aqui.