a carregar...

UC.PT

Projeto Instituto de Coimbra

Fundo Documental

Biblioteca

O acervo documental do Instituto de Coimbra foi incorporado na BGUC em Outubro de 2005.

É composto, na sua maior parte, por monografias e publicações periódicas, sendo estas últimas as que mais se destacam, representando perto de 70% da coleção.

O significativo número de títulos de revistas fica a dever-se sobretudo à permuta de publicações que desde muito cedo se estabeleceu entre a academia científica e literária de Coimbra e outras instituições nacionais e estrangeiras. Títulos como Boletin de la Real Academia de la Historia,BrotériaSeara NovaBulletin of the New York Public LibrarySmithsonian Year e Revue des Deux Mondes, entre outros, sobressaem em termos bibliométricos.

Cerca de 28% do fundo é composto por monografias. Deste segmento, destacam-se as separatas de artigos publicados na revista O Instituto, as teses académicas apresentadas nas mais diversas universidades, as obras oferecidas pelos sócios ao IC e ainda um pequeno núcleo de livro antigo.

Arquivo

O fundo arquivístico é composto por 93 caixas de documentos datados entre 1851 e 1999, que contêm livros, maços, catálogos, cadernos de talões, impressos, fotografias, recibos e fichas. O fundo é constituído por atas de reuniões da Direção, Assembleia Geral e Classes; livros de registo da Biblioteca, de sócios e de contabilidade; correspondência diversa; ficheiros de sócios, de assinantes e de permuta de revistas; registo de matrículas nos cursos populares; propostas de sócios; fotografias e outros documentos avulsos.

O arquivo contém os subfundos Academia Dramática, Club Académico, Júlio de Castilho, Associação Portuguesa para o Progresso das Ciências e do Conselho Distrital de Coimbra da Associação Portugal/RDA, composto por fichas de inscrição de sócios, divulgação de atividades, documentos de despesa e correspondência.

A descrição do arquivo encontra-se disponível no sistema Archeevo do Arquivo da Universidade de Coimbra, em http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=168878.

A consulta do arquivo pode fazer-se na Sala de Leitura de Reservados e está sujeita ao regulamento de reprodução de documentos da BGUC.