Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Livraria e espólio do Coronel Belisário Pimenta

Disponível


Militar de carreira, Belisário Maria Bustorf da Silva Pinto Correia Pimenta era natural de Coimbra, onde nasceu a 3 de Outubro de 1879. Dedicou-se aos estudos de história militar e de história local, tendo colaborado em várias publicações da Universidade de Coimbra e da própria Biblioteca Geral, além de ter publicado muitas outras obras para as quais efectuou muita investigação nesta Biblioteca, nomeadamente sobre manuscritos existentes.

O seu espólio, constituído pelos seus manuscritos, inclui ainda memórias, correspondência vária, descrição de passeios, um vasto conjunto de monografias e publicações periódicas, epistolografia, documentação diversa, os seus ficheiros, colecções de gravuras, jornais antigos, selos, ex-libris e fotografias. Belisário Pimenta foi um precoce e apaixonado fotógrafo nos finais do século XIX, princípios de XX.

Foi doado por testamento à BGUC em 1982, tendo sido incorporado em 1990, e aberto de acordo com as instruções do doador, em 13 de Abril de 1992.