Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Diversidade fúngica em documentos históricos

Fungos
Diversidade fúngica em documentos históricos: identificação molecular e implementação de estratégias de controlo para a preservação do património arquivístico (Refª. PTDC/HAH/65262/2006)
Fungal diversity on historical documents: molecular identification and implementation of control strategies for the preservation of the archive patrimony of the University of Coimbra (Refª. PTDC/HAH/65262/2006)

Trata-se dum projecto de investigação multidisciplinar que envolve áreas das ciências de documentação e de arquivo, micologia, biologia molecular e física de radiações, no qual colaboram investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, do Grupo de Tecnologias de Radiação, Processos e Produtos do Instituto Tecnológico e Nuclear, e ainda do Arquivo e da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

É um trabalho integrador de conhecimentos em biologia molecular, taxonomia de fungos e seu controlo por meios físicos, aplicados à conservação e preservação de documentos históricos do Arquivo e Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

A identificação dos fungos infectantes de vários documentos, em diferentes tipos de suporte, tais como pergaminho, papel de tecido, papel de pasta e couro, é feita com base na amplificação e sequenciação de vários loci do DNA ribossómico, sendo complementada por microscopia óptica. Pretende-se correlacionar os grupos de microfungos infectantes com os diferentes tipos de suporte. Paralelamente, métodos de desinfecção sustentados na utilização de radiação gama estão a ser implementados tendo em vista o desenvolvimento de técnicas de controlo seguras, quer para os utilizadores quer para os documentos.