Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Fundo Documental do Instituto de Coimbra

Em tratamento

O Instituto de Coimbra, Academia fundada em 1852, dedicava-se ao desenvolvimento das Ciências, das Letras e das Artes, contando entre os seus membros, com figuras de grande prestígio nacional e internacional, como Bernardino Machado, Sidónio Pais, Almeida Garrrett, Alexandre Herculano, Egas Moniz, Vitorino Nemésio, Eugénio de Castro, entre outros.

Do acervo do Instituto de Coimbra fazem partes edições próprias, nomeadamente os números de "O Instituto: Revista Científica e Literária", um Arquivo de Manuscritos e a respectiva biblioteca.

O espólio literário do antigo Instituto de Coimbra foi integrado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a partir de 2005. Em Julho de 2008 teve início um projecto que visa realizar o inventário e respectivo tratamento documental dos cerca de 20 mil volumes que o constitui, prevendo-se que esteja concluído no prazo de três anos.

O projecto conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.