Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Livraria do Doutor Manuel Lopes de Almeida

Em tratamento


Director interino do Arquivo da Universidade e Director da Biblioteca Geral entre 2 de Março de 1945 e 16 de Agosto de 1970, a ele se deveu a remodelação e instalação da Biblioteca no novo edifício onde hoje se encontra e ainda uma abundante actividade editorial destacando-se a criação dos Acta Universitatis Conimbrigensis.

Foi durante a sua direcção que se adquiriram as livrarias do Dr. Pedro de Moura e Sá e do Visconde da Trindade, a incorporação na Secção de Manuscritos da valiosa documentação da Imprensa da Universidade, parte dela remontando ao séc. XVIII (recentemente devolvida ao AUC) a publicação dos Catálogos de Manuscritos e Miscelâneas, e do “Boletim” entre outros.

A sua biblioteca foi adquirida pela BGUC em 1981. Encontra-se depositada em sala com o seu nome, sendo constituída por monografias, publicações periódicas criteriosamente seleccionadas, primorosamente encadernadas pelos melhores oficiais dessa arte, de Coimbra e de Lisboa.