Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Livraria do Dr. Pedro de Moura e Sá

Disponível


Nasceu em Coimbra em 1907 onde se licenciou em Direito. Cedo se dedicou à crítica literária, colaborando em vários jornais e revistas, tendo sido durante dez anos crítico literário da Emissora Nacional.

Publicou uma série de artigos no Diário Popular sob o título genérico Espanha Viva, onde analisou profundamente a mentalidade castelhana e as suas coordenadas filosóficas e vários outros grupos de artigos literários dispersos por vários periódicos, tais os que consagrou a Flaubert e à sua Éducation Sentimentale e ainda um admirável e esclarecedor prefácio do romance de Alberto Moravia, O Desprezo. Ao longo da sua vida reuniu uma das maiores bibliotecas privadas do país em línguas românicas, de produção literária, histórica e filosófica da Europa contemporânea.

O seu espólio bibliográfico foi doado à Biblioteca Geral pelos seus familiares e herdeiros. Composto por cerca de cerca de 19.000 volumes, particularmente rico na área da filosofia e da literatura, esta livraria foi incorporada na BGUC em 13 de Julho de 1959.