Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Livraria de Oliveira Martins

Disponível


O acervo do historiador Oliveira Martins, composto por cerca de 1.600 espécies, foi comprado em 1992 à Sociedade Missionária Portuguesa, com patrocínios da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Engenheiro António de Almeida, Fundação Luso-Americana, Tabaqueira e INAPA.Este fundo é constituído por monografias dos sécs. XV a XIX e publicações periódicas dos sécs. XVII a XIX, além de uma colecção de folhetos encadernados e organizados em função dos interesses e da obra historiográfica produzida por Joaquim Pedro de Oliveira Martins: “Portugal contemporâneo”, ou temas como o Sebastianismo, a História da Guerra Civil, as Memórias da Índia, etc. A aquisição de algumas peças de mobiliário do gabinete de trabalho de Oliveira Martins, permitiu criar “uma reconstituição simbólica desse espaço espiritual, num local adequado da Biblioteca”.

Tem catálogo publicado pela Guimarães Editores, em 2009, volume integrado nas Obras Completas de Oliveira Martins.

Parte considerável do espólio de Oliveira Martins, constituído na sua maior parte por correspondência, outros manuscritos e documentação pessoal, encontra‑se à guarda da Biblioteca Nacional.