JAPÃO E PORTUGAL

A Fusão das ARTES e das LETRAS no Século 16
20 julho
.

As bibliotecas são espaços de cultura, lugares de partilha de conceitos, de ideias e de perspetivas. São polos de mudança, de dinamismo e de resiliência. A programação da Biblioteca Geral da U.C. (BGUC) tem funcionado como elemento agregador, envolvendo não só a comunidade académica mas também o público em geral.

Temos por isso apresentado uma oferta diversificada, centrada em três grandes eixos: i) a promoção do livro, da leitura e do gosto pela escrita; ii) a sensibilização para a sustentabilidade ambiental; iii) o diálogo cultural e inter-religioso. Mais do que dar respostas, temos levantado questões.

Em 2019, foi criada a Academia Para o Encontro de Culturas e de Religiões. Sediada na BGUC, a APECER-UC visa cultivar a unidade na diversidade, promovendo o respeito, o pluralismo e a abertura de novos horizontes, ao arrepio do ódio e do extremismo.

Estamos também empenhados em aprofundar os laços a Oriente, juntando-nos a iniciativas como a presente exposição, dedicada aos contactos entre Portugal e o Japão. Desejamos construir pontes e conectar as pessoas, pois, como explicou Amin Maalouf, estamos mais próximos de qualquer contemporâneo que habite do outro lado do globo do que dos nossos próprios antepassados!

Não só de sebentas, frequências e exames se faz uma universidade. Ela compõe-se de pessoas e de vontades … de pensar, de construir, de avançar, de resistir. A Universidade e a vida fazem-se de cultura. Porque a cultura é, como disse Aimé Césaire, «tudo aquilo que o Homem produziu para tornar o Mundo mais vivível e ser capaz de enfrentar a morte».

João Gouveia Monteiro (Diretor da BGUC)

Cartaz da Exposição

Catálogo