Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Coimbra na revista «O Occidente»

3 fevereiro
.
.

A revista O Occidente: revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro publicou-se entre 1 de janeiro de 1878 e 10 julho de 1915. Com redação e ateliê de gravura na Rua do Loreto, nº. 43, em Lisboa, publicava três números por mês. Foi fundada por Guilherme de Azevedo, por Brito Rebelo, pelo gravador Caetano Alberto da Silva (o principal acionista da empresa de “O Occidente”) e por Manuel de Macedo (um desenhador e ilustrador).
Profusamente ilustrada, esta revista reproduzia gravuras de excecional qualidade da autoria de artistas como A. Francisco Vilaça, Domingos Casellas Branco, Jorge dos Reis, José Augusto d’Oliveira, Rosalino Cândido Feijó, Manuel Diogo Netto e José António Kjolner, além do citado Caetano Alberto da Silva, o que conduziu a um notável sucesso editorial, como atestam os seus 38 anos de publicação.
Esta revista deu também à estampa magníficos artigos nos domínios científico e literário. Para o efeito, reuniu um conjunto de colaboradores de excelência, sob a direção literária, durante muito tempo, de Gervásio Lobato, que contou com autores como: Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro, Luciano Cordeiro, Gonçalves Crespo, Fialho de Almeida, Maria Amália Vaz de Carvalho e Cândido de Figueiredo, entre outros.
A organização desta mostra iconográfica relativa a Coimbra e arredores deveu-se à qualidade das ilustrações e à curiosidade suscitada pelos lugares e objetos nelas representados e sua evolução ao longo dos anos.
As gravuras selecionadas foram repartidas por três núcleos principais: i) os edifícios universitários; ii) as igrejas, monumentos e panorâmicas; iii) os trajes tradicionais. As imagens abrangem o período compreendido entre 1878 e 1899, dado que a partir de 1900 a revista deixou de ser ilustrada com gravuras, numa altura em que a fotografia ia ganhando terreno no domínio editorial.

Sala do Catálogo | 3 de fevereiro a 4 de março de 2022