Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

HOLOCAUSTO

Exposição bibliográfica
22 abril
.
.

O ódio contra os judeus fundamentou a ideologia do Partido Nacional Socialista Alemão, concebida por Adolfo Hitler e que aproveitou a crise profunda da Alemanha no pós Grande Guerra, alimentada pelas cláusulas do Tratado de Versalhes de 1919. Hitler chegaria ao poder em 1933, conduzindo uma estratégia de exclusão da comunidade judaica da vida política, social, económica e cultural da Alemanha, que desaguaria numa das maiores tragédias da História.

O Holocausto (do grego: holo + kaustos: “todo” + “queimado”) corresponde, em sentido lato, ao período entre 1933 e 1945, época de grande difusão de propaganda antissemita, com perseguição sistemática aos judeus, isolamento e deportação para campos de concentração e de extermínio, onde se praticavam os mais variados atos de violência, fuzilamentos em massa e gaseamentos, culminando nos fornos crematórios.

Nesses campos foram mortas cerca de seis milhões de pessoas, num processo designado por “Solução final” arquitetado em inícios de 1942 pelo comandante das SS (Schutzstafell: “tropas de proteção”), Reinhard Heydrich, o “homem do coração de ferro” (dizia Hitler). O plano visava um genocídio generalizado (no Reich e nos territórios ocupados) para resolver a ”questão judaica”. Mas o genocídio incluiu também ciganos, opositores políticos, presos de guerra, testemunhas de Jeová, homossexuais e até pessoas com deficiência física ou mental.

Esta mostra bibliográfica está organizada em cinco núcleos: no primeiro, expõem-se algumas obras genéricas sobre o Holocausto; no segundo, evocam-se os campos de concentração e de extermínio; no terceiro, surgem alguns testemunhos de sobreviventes; o quarto núcleo é dedicado à posição da Igreja Católica perante o genocídio; por fim, apresentam-se alguns estudos sobre Portugal e o Holocausto.

Sala do Catálogo | 20 abril a 27 de maio de 2022

Obras expostas