Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

O ABC-zinho, Cottinelli Telmo e os outros

Exposição Bibliográfica
20 julho
.
.

Foi há pouco mais de cem anos (15.X.1921) que se publicou o primeiro número do “ABC-zinho: histórias, bonecos, construções”, considerada a primeira revista infantil publicada em Portugal.
Esta revista, que incluía, desde o primeiro número, histórias aos quadradinhos, contou com a colaboração de excelentes desenhadores, entre os quais se incluía Cottinelli Telmo, diretor da revista desde o nº. 1 até ao nº. 200 da segunda série, em 1929.
O ABC-zinho contou ainda com a colaboração de nomes conceituados no campo das artes plásticas, como Stuart Carvalhais, Rocha Vieira, Carlos Botelho ou Emmérico Nunes, entre muitos outros.
Esta exposição tem como objetivo assinalar o centenário da revista e, simultaneamente, comemorar o 125.º aniversário do nascimento de Cottinelli Telmo, um intelectual polivalente e que deixou uma grande marca na cidade de Coimbra.

A BGUC agradece reconhecidamente a consultadoria especializada do Doutor João Miguel Lameiras, que foi decisiva para a organização desta mostra.

Sala do Catálogo | 19 de julho a 31 de agosto

Cartaz