Ler as Éclogas de Camões hoje: diálogo entre Isabel Almeida e Maria do Céu Fraga

A Lírica Camoniana na quarta sessão do ciclo «Camões. Aqui e Agora.», numa sessão com moderação de Paulo Silva Pereira

11 junho, 2025≈ 3 mins de leitura

No dia 18 de junho de 2025, quarta-feira, pelas 18h00, a Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra acolhe a quarta sessão do ciclo de debates Camões. Aqui e Agora, desta vez dedicada ao tema «A Lírica Camoniana».

O debate contará com a participação de duas reconhecidas especialistas: Isabel Almeida, Professora Associada do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Maria do Céu Fraga,Professora Associada com Agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, com moderação de Paulo Silva Pereira, Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

A intervenção de Isabel Almeida propõe uma reflexão sobre a poética da imitação, partindo da leitura da «écloga dos faunos» de Camões. A autora procurará demonstrar como o jogo imitativo suscita uma consciência crítica do discurso e da sua receção, aproximando o universo mitológico da écloga ao nosso próprio mundo.

As éclogas camonianas, entendidas como espaço de tensão entre códigos clássicos e modernidade, constituem o mote da intervenção da Professora Maria do Céu Fraga. A sua leitura enfatiza a codificação deliberada do género e analisa a forma como Camões reinterpreta os modelos antigos, problematizando o lugar da écloga piscatória na construção da poesia portuguesa do século XVI.

A sessão será moderada por Paulo Silva Pereira, Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa (CLP). Doutorado pela mesma universidade, leciona nas áreas de Literatura Portuguesa dos séculos XVI a XVIII, Estudos Interartes, Teoria da Literatura e Humanidades Digitais. É autor de Metamorfoses do espelho (IN-CM, 2003) e coeditor dos volumes Revisitar Vieira no Século XXI. Coordena o Programa de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa da UC e o projeto de investigação “Ex Machina: Inscrição e Literatura”, no âmbito do CLP.

Este ciclo de debates, com curadoria de Paulo Silva Pereira, integra as Comemorações dos 500 Anos do Nascimento de Camões promovidas pela Universidade de Coimbra. O seu objetivo é pensar a obra camoniana a partir do presente, convocando especialistas de diferentes áreas e aproximando públicos académicos e escolares.

Condições de acesso


A entrada é livre, mas, devido à lotação limitada da Sala de São Pedro, a reserva prévia de lugar é obrigatória, através do e-mail bg-eventos@bg.uc.pt ou neste formulário.

Partilhe