Cândido Costa Pinto (1911-1997)
Publication date: 16-06-2011 23:49
Cândido Costa Pinto, artista plástico português, nasceu a 20 de Maio de 1911 na Figueira da Foz e morreu em São Paulo (Brasil) em 28 de Março de 1977.
Iniciou a sua carreira artística com 12 anos de idade, publicando a sua primeira caricatura num jornal regional da Figueira, em 1923.
A sua actividade engloba a caricatura, a decoração, o cartaz, o cinema, as artes gráficas, os selos, a pintura mural e a ilustração.
Durante o período de 1949 a 1972, Cândido Costa Pinto colaborou com os CTT inovando a linguagem gráfica da arte postal portuguesa. Como ensaísta, investigador e teórico das artes os seus artigos traduzem uma excelente reflexão crítica sobre a função da arte, do design e da comunicação.
Esta mostra evoca o seu trabalho enquanto artista gráfico como capista das colecções Vampiro, Vampiro Magazine, Argonauta e Vidas Célebres e como caricaturista e ilustrador em publicações como Sempre Fixe, Panorama, Vida Mundial Ilustrada, O Globo, Acção e Mundo Literário.
Citando Lima de Freitas “Para Cândido Costa Pinto, as capas coloridas e de pequeno formato dos enigmas policiais de Agatha Christie ou das aventuras interplanetárias de Isaac Asimov constituíram uma espécie de galeria permanente de pequenas criações plásticas aberta a milhares de pessoas”.
Sala do Catálogo | de 15 de Junho a 15 de Julho
Segunda a Sexta-feira no horário de funcionamento da Biblioteca