Existem várias oportunidades de financiamento à disposição de estudantes brasileiros para realizarem estudos universitários no exterior.
- CAPES e CNPq: as principais agências de financiamento no Brasil são a CAPES e o CNPq. Por favor consulte as respectivas páginas web para informação atualizada.
|
- As Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais também oferecem, em alguns casos, bolsas de pesquisa ou ensino no exterior.
Exemplos: FAPESP, FAPERJ, FAPESB. Consulte a Fundação do seu estado para conhecer os tipos de bolsas disponíveis. |
|
- O Banco Santander tem programas de bolsas de intercâmbio que podem ser utilizadas por estudantes brasileiros que queiram realizar um período de intercâmbio na Universidade de Coimbra. Mais informação na página Santander Universidades.
|
- Os mestrados Erasmus Mundus em que a Universidade de Coimbra participa incluem financiamento para alunos de fora da Europa. Veja a lista desses cursos e visite as suas páginas web para saber como se candidatar.
|
- A Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT) e a CAPES disponibilizam apoios para intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos conjuntos comuns de investigação que integrem Formação Avançada, quer na parte portuguesa, quer na parte brasileira. Estes apoios são especialmente dirigidos a projetos que envolvam mobilidade de jovens investigadores. Mais informação no site da FCT.
|
- Bolsas de mérito da UC para estudantes internacionais
Os estudantes internacionais que ingressem na Universidade de Coimbra (UC) através de exames exteriores à instituição, como o ENEM, International Baccalaureate, A-Level, Gaokao, Liankao e Exame Unificado de Macau, vão ter oportunidade de se candidatarem a bolsas de mérito. Para mais informações para a candidatura de 2021/2022, consulte aqui. |
- Outras bolsas de mérito e prémio da UC
A Universidade de Coimbra reconhece, valoriza e incentiva os seus
melhores estudantes ao atribuir bolsas por mérito a estudantes inscritos
em cursos de especialização tecnológica, licenciatura, mestrado
integrado e mestrado, e um prémio aos 3% melhores estudantes da UC.
Mais
informações na página de prémios e outros apoios dos serviços académicos. |