Procedimentos legais e administrativos à chegada
Declaração de Entrada
Os cidadãos não europeus que entrarem em Portugal através de uma fronteira não controlada, vindos de outro Estado membro, poderão ter que que ir junto das autoridades declarar a sua entrada no país. Por favor, consulte esta página para saber se terá ou não de o fazer.
Em caso de necessidade, a Declaração de Entrada deve ser descarregada a partir do site do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), preenchida e entregue presencialmente num dos postos de atendimento do SEF em Portugal, mediante marcação de atendimento nos três dias úteis após a sua chegada. Caso não cumpra estas determinações estará sujeito a multa.
Comprovativo de Morada
Se estiver a morar numa residência universitária, solicite esse comprovativo junto dos Serviços de Alojamento da UC. Se estiver a morar numa casa/ apartamento privado, solicite esse comprovativo ao senhorio/ responsável pela habitação.
Autorização de residência/ prorrogação de visto
Esses trâmites são aplicáveis a cidadãos de fora da União Europeia e devem ser efetuados junto do SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na Loja do Cidadão ou na Casa da Lusofonia. Para o efeito, deve solicitar um agendamento de entrevista 90 dias antes da sua autorização/ visto expirar.
> O agendamento tem que ser feito via telefone/ Web em sef.pt.
Registo de Cidadão Europeu
Esse registo deve ser feito pelos cidadãos da União Europeia, Espaço Económico Europeu, Principado de Andorra e Suíça, com uma estadia superior a 3 meses, junto do balcão da Câmara Municipal na Loja do Cidadão.
Número de Identificação Fiscal (NIF)
Este número é necessário nos casos em que tenha que cumprir obrigações tributárias em Portugal ou seja exigido por entidades/ organizações que lhe prestem serviços.
Para obter este número deverá dirigir-se a um posto de atendimento da Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal, também designada de serviço de finanças. Encontra este serviço na Loja do Cidadão de Coimbra.
Conta Bancária
Existem vários bancos espalhados pela cidade e na proximidade da universidade, onde poderá abrir conta bancária.
Através de um protocolo estabelecido entre a UC e o Banco
Santander Totta, existem balcões de atendimento deste banco dentro dos campi da UC, designados de "Pólos".
Cartão de Investigador/ Pesquisador
Os investigadores/ pesquisadores registados no Welcome Centre for Visiting Researchers receberão o seu cartão pessoalmente, aquando da sua recepção na Casa da Lusofonia, conforme o agendamento efetuado.
Se não fez esse registo, contacte dri.cm@uc.pt com a maior brevidade possível.
> Saiba mais aqui.
Cartão de Estudante
Se tiver realizado corretamente a sua matrícula e inscrição e tiver a sua foto aprovada no inforestudante, o seu cartão é automaticamente emitido. Tem sempre que aguardar a recepção de um email indicando a data e o local de levantamento do cartão.
> Saiba mais aqui.
Assuntos Académicos
- Os estudantes estrangeiros regulares devem contactar o Serviço de Gestão Académica.
- Os estudantes estrangeiros regulares de 1.º ciclo e mestrado integrado, com ingresso na UC no 1.º ano, ao abrigo do Concurso Especial para Estudantes Internacionais, devem contactar a Divisão de Relações Internacionais na Casa da Lusofonia. Verifique sempre o seu email para confirmar a sua marcação.
- Os estudantes de mobilidade devem contactar a Divisão de Relações Internacionais na Casa da Lusofonia. Verifique sempre o seu email para confirmar a sua marcação.
- Para aceder ao sistema de informação académica online, visite inforestudante.uc.pt.
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