Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

BOLSAS E APOIOS

A UC, consciente da enorme riqueza cultural e académica associada à presença dos seus estudantes internacionais (provenientes de mais de 100 nacionalidades), disponibiliza um vasto conjunto de medidas e apoios que se destinam a um acolhimento e integração com uma qualidade cada vez maior e ao reconhecimento do mérito.

Conheça aqui todas as informações sobre Bolsas e Prémios que a UC tem ao dispor dos seus estudantes internacionais

BOLSAS UC Estudante Internacional

Para ESTUDOS DE LICENCIATURA (BACHARELATO) E MESTRADOS INTEGRADOS:

BOLSAS DE MÉRITO ESTUDOS GRADUADOS 

A UC poderá apoiar, com valores variáveis, alguns/mas estudantes no pagamento da propina (taxa de frequência), dependendo de suas classificações, quando entra na UC, e ao longo do curso. 

Estas Bolsas são atribuídas aos/às melhores estudantes internacionais de cada Faculdade, de acordo com o número de bolsas disponíveis.

Estão disponíveis até 200 Bolsas de Mérito Estudos Graduados.

Se tiver uma classificação de ingresso igual ou superior a 160 pontos pode vir a receber uma bolsa que pode variar entre 1.000 e 2.000 €.

BOLSA DE APOIO ESTRATÉGICO PARA ESTUDOS GRADUADOS

Para certos cursos (definidos anualmente) a UC atribui uma bolsa de apoio de 2.000 euros, no primeiro ano de formação, aos estudantes que se candidatem e sejam colocados em áreas relevantes em termos de emprego e de formação de qualidade.

VEJA AQUI OS CURSOS APOIADOS EM 2021-2022:

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia 

Antropologia

Biologia 

Bioquímica

Engenharia Civil 

Engenharia do Ambiente

Engenharia Física

Geologia

Matemática

Química

Química Medicinal

Na Faculdade de Farmácia

Ciências Bioanalíticas 

Ciências Farmacêuticas (mestrado integrado)

Farmácia Biomédica 

Na Faculdade de Letras

Ciência da Informação 

Estudos Clássicos

Geografia

Turismo, Território e Patrimónios

Na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

Ciências do Desporto 

BOLSA EXTRAORDINÁRIA DE MÉRITO ESTUDOS GRADUADOS

A UC também poderá ajudar no pagamento integral da propina para estudantes de elevado mérito (classificação de ingresso igual ou superior a 180 pontos, sem arredondamentos) e que comprovam necessidade de apoio financeiro para prosseguir os seus estudos.

Se corresponder aos critérios previstos no Regulamento pode se candidatar à Bolsa Extraordinária de Mérito Estudos Graduados.

O número de bolsas e as condições de candidatura serão publicados em Edital (a divulgar em breve).

Caso preencha as condições previstas no Regulamento pode candidatar-se a esta Bolsa Extraordinária: “Para a devida instrução da candidatura à Bolsa Extraordinária de Mérito Estudos Graduados é obrigatória a apresentação da documentação prevista no correspondente Edital, nomeadamente documentos de comprovação dos limiares de carência socioeconómica nele explicitados e de um Projeto de Progressão Académica na Universidade de Coimbra e de Extensão Universitária” (artigo 4º, ponto 9).

ESTUDOS DE MESTRADO (2º Ciclo)

Se pretende se candidatar e frequentar um MESTRADO na UC

Tem acesso a BOLSA DE INCENTIVO À INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE MESTRADO, no valor de 2.000€, no pagamento da propina 

Se se candidatar e for selecionado para frequência de um Mestrado da UC recebe uma bolsa de 2 mil euros, no pagamento da propina de mestrado, sendo atribuída em cada ano ou semestre, consoante o caso, até à conclusão do ciclo de estudos (pelo número de anos ou semestres de duração normal a tempo integral). 

Estas bolsas constituem-se como um estímulo à investigação de qualidade e à internacionalização na UC. 

OUTROS APOIOS

Para além destas Bolsas a UC também disponibiliza aos/às estudantes internacionais o acesso à Ação social indireta (cantinas, residências, apoio à infância, Serviços médicos) e ao PASEP – Programa de Apoio Social a Estudantes através de Atividades a Tempo Parcial. 

O PASEP se destina a apoiar, numa perspetiva de complemento, os estudantes mais carenciados, através da atribuição de: senhas de refeição válidas para as unidades de alimentação dos Serviços de Ação Social (SASUC); contribuição nos custos de alojamento nas residências dos SASUC ou contribuição na propina a pagar pelos estudantes no curso em que estão matriculados. 

Pode encontrar mais informação aqui: 

https://www.uc.pt/sasuc/Bolsas-de-Estudo-Outros-Apoios/PASEP

PRÉMIOS E DISTINÇÕES

Para além destes apoios financeiros, sob a forma de Bolsas, a UC reconhece o mérito e a excelência dos seus estudantes internacionais por diversas vias: 

QUADROS DE MÉRITO ESTUDANTE INTERNACIONAL UC

1. Quadro de Mérito Estudante Internacional 1.º ano - Os/As 5 % melhores estudantes internacionais matriculados/as e inscritos/as no 1.º ano, pela primeira vez, na UC em cursos de Licenciatura (Bacharelato) ou de Mestrado Integrado são distinguidos pela integração no Quadro de Mérito Estudante Internacional UC 1.º ano.

2. Quadro de Mérito UC - a UC atribui anualmente o Diploma de Excelência Académica e assegura a inscrição no Quadro de Mérito UC, a 5 % de estudantes nacionais, ou equiparados/as, e internacionais, de Licenciatura, Mestrado Integrado e Mestrado, que se distingam pelo percurso académico na Universidade de Coimbra, no ano ao qual a distinção diga respeito, por Unidades Orgânicas e Cursos. (Regulamento de Prémios e Bolsas dos Estudantes da Universidade de Coimbra, n.º 685-A/2019).

DIPLOMA DE DISTINÇÃO UC ESTUDANTE INTERNACIONAL

Atribuído, e entregue em cerimónia pública, ao(s)/à(s) estudante(s) cuja classificação de ingresso na UC seja igual ou superior a 18 valores. 

DIPLOMA DE EXCELÊNCIA

Atribuído, e entregue em cerimónia pública, ao(s)/à(s) estudante(s) de mestrado que obtenha(m), na UC, na CONCLUSÃO DO MESTRADO, uma média igual ou superior a 18 valores.

MELHOR TESE DE DOUTORAMENTO 

O Prémio Melhor Tese de Doutoramento UC destina -se aos/às diplomados/as de 3.º ciclo, nacionais, ou equiparados/as, e internacionais, que se distingam pela excelência da investigação e da produção científica realizada ao longo do percurso, como estudante de doutoramento na Universidade de Coimbra, e pela qualidade da Tese produzida.

O Prémio é anual e traduz -se na atribuição pública de uma Medalha de Mérito Científico e de um Diploma de Melhor Tese de Doutoramento da UC defendida no decurso do ano civil anterior, numa determinada área de saber ou em domínios interdisciplinares. (Regulamento de Prémios e Bolsas dos Estudantes da Universidade de Coimbra, n.º 685-A/2019).

PODE TAMBÉM SER ESTUDANTE EMBAIXADOR UC INTERNACIONAL

Quem pode ser Estudante Embaixador UC Internacional? 

Os/As estudantes internacionais agraciados/as com algum dos prémios, distinções ou bolsas previstos.

Em que consiste?

Os/As estudantes internacionais embaixadores assumem as funções de divulgação da UC no exterior, bem como de apresentação e dinamização, com o apoio da UC, de programas de integração, intervenção cívica e promoção intercultural na UC.

Como é reconhecida esta atividade?

A atividade como Embaixador UC Internacional é inscrita no Suplemento ao Diploma e distinguida em cerimónia pública anual. 

Que outras vantagens comporta?

Os estudantes internacionais embaixadores têm também acesso, em condições a acordar, a um curso não conferente de grau, ministrado a distância, de forma gratuita, como complemento de formação. É também muito relevante para a valorização do currículo académico e profissional.

TODOS OS PRÉMIOS E BOLSAS SÃO INSCRITOS NO SUPLEMENTO AO DIPLOMA (vê aqui o que é o Suplemento ao Diploma)

Plataforma de Voluntariado UC Transforma

Não deixe de conhecer também as iniciativas da UC para Extensão Universitária, por exemplo a Plataforma de Voluntariado UC Transforma. Contamos consigo.

Veja aqui:https://transforma.uc.pt/