Universidade de Coimbra: o melhor lugar para aprender português
A língua portuguesa nasceu e consolidou-se na região de Coimbra. Durante séculos a Universidade de Coimbra (UC) foi a única universidade de língua portuguesa do mundo, tendo sido responsável pela formação de várias gerações de políticos, escritores e outros intelectuais do mundo lusófono.
Essa história é bem visível na universidade, nas suas coleções bibliográficas, arquivísticas e museológicas e moldou a cidade, a cultura académica e as tradições, entusiasticamente mantidas vivas pela comunidade académica.
Em 2013, a UC foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade pelo papel que desempenhou enquanto centro único de produção de literatura e pensamento em língua portuguesa ao longo dos séculos.

Saber português é uma mais valia no mundo globalizado de hoje, em particular, no mercado de trabalho. Todos os anos, mais de 600 estudantes internacionais frequentam os diversos cursos de língua e cultura portuguesas da UC.
Hoje estudam em Coimbra 2500 estudantes internacionais oriundos de países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). As respectivas associações de estudantes destes países em Coimbra estão representadas e têm um espaço próprio na Casa da Lusofonia, ponto de encontro de todos os estudantes internacionais da UC.
A UC desenvolveu a plataforma UC Digitalis, um portal online que contém diversas bibliotecas digitais que congregam e promovem conteúdos de matriz lusófona (livros, manuscritos, artigos científicos, periódicos, etc.) nas mais diversas áreas do saber.
A UC está também presente no iTunesU, um dos maiores repositórios de conteúdos educativos livres do mundo, com conteúdos em português.
A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra é uma escola de referência com 90 anos de experiência no ensino da língua e da cultura portuguesas para estrangeiros em Portugal.