a carregar...

UC.PT

Candidatos

Questões frequentes para Candidatos à UC

Clique para mais informação... Onde procurar informação atualizada para candidatos?
 A informação sobre a atual situação pandémica ou outras informações sobre candidaturas à UC, são apresentada neste endereço www.uc.pt/candidatos. Após a submissão de candidatura através da nossa plataforma informática InforEstudante, receberá ainda notificações sobre as diferentes fases do procedimento ou alterações que possam vir a ocorrer.

Questões COVID-19

Clique para mais informação... Porquê fazer uma candidatura na atual situação?
 A Universidade de Coimbra está atenta e demonstrou estar preparada para lidar com a atual situação de pandemia, tendo assegurado o seu regular funcionamento no último ano. Por conseguinte, convidamos todos os candidatos a concluir as suas candidaturas dentro dos prazos estabelecidos para que possamos assegurar que os processos de candidatura decorram com normalidade, apesar da conjuntura mundial.
Clique para mais informação... Como efetuar uma candidatura na UC durante a situação de pandemia?
 As candidaturas à Universidade e Coimbra decorrem tal como previsto, da mesma forma e nos mesmos calendários. Isto porque na UC todo o processo é realizado online através da nossa plataforma informática InforEstudante, incluindo a submissão em formato digital da documentação necessária.
Clique para mais informação... A UC vai conseguir responder à minha candidatura mesmo em tempo de pandemia/confinamento?
 Sim, porque na UC o processo de candidaturas utiliza apenas meios informáticos. Assim, na atual situação de pandemia Covid-19, a Universidade está preparada para receber candidaturas de qualquer lugar e efetuar a sua gestão recorrendo ao teletrabalho (trabalhadores fora das instalações da UC a realizar atividades em meios informáticos).
Clique para mais informação... Posso entregar documentos em papel?
 A UC privilegia a desmaterialização de procedimentos, e portanto, recomendamos o modo de entrega digital durante a candidatura. Ainda mais na atual situação de pandemia, atendendo a que a circulação de documentos em papel está condicionada e a Universidade fornece aos Candidatos meios alternativos completamente informatizados.

Questões Gerais

Clique para mais informação... Como posso submeter a minha candidatura à UC?


As candidaturas são realizadas através da plataforma informática InforEstudante, acessível em www.uc.pt/go/candidaturas. O acesso é feito através de registo na plataforma, de acordo com a informação disponível na página principal, em "Novo utilizador?" e "Registar".

  • Se já foste Estudante da UC utiliza o n.º de estudante e a chave de acesso, ou recupera-a no link "Esqueceu-se da palavra-chave?".
Clique para mais informação... Onde posso encontrar ajuda ou apoio para realizar a candidatura?
 Dentro do InforEstudante seleciona o link "Ajuda" no cabeçalho de todas as páginas e procura os artigos relativos a  "Candidatura à UC". É ainda possível obter ajuda através do canais de comunicação com os Serviços disponibilizados em www.uc.pt/candidatos/apoio.
Clique para mais informação... Quanto vou pagar pela candidatura e como posso pagar?
 Na UC a candidatura para a maioria das situações tem o emolumento de 50€. No final da candidatura será gerada toda a informação para o pagamento, incluindo as referências para pagamento multibanco. A comunicação do pagamento à UC é imediato, a não ser que ocorra alguma situação excecional de natureza técnica.
Clique para mais informação... Já concluí a candidatura. E agora?
 Após confirmação de toda a informação inserida, incluindo os documentos anexos, a candidatura deve ser "Lacrada". Após esta ação é gerado o emolumento e apenas depois do pagamento efetuado, a candidatura fica disponível para os serviços a poderem analisar.
Clique para mais informação... Quando e como vou saber o resultado da minha candidatura?
 O resultado da lista de seriação provisória é divulgado no InforEstudante, habitualmente na data prevista no calendário de candidaturas para cada Faculdade.
Clique para mais informação... Como reclamar do resultado da minha avaliação?
 Se o resultado for "Não colocado" e entender que tem algum motivo para reclamar da avaliação, pode exercer esse direito no prazo definido na lista (tipicamente 10 dias úteis) apresentando um requerimento de reclamação de candidatura. Para isso, aceda ao InforEstudante dentro do prazo e em "Balcão Académico » Requerimentos" escolha esse tipo de requerimento.
Clique para mais informação... Não fiquei colocado mas quero tentar na próxima fase. Preciso de fazer nova candidatura?
 Não, basta clicar na opção que permite transitar a candidatura para a fase seguinte. A candidatura vai transitar exatamente como está, incluindo a avaliação, e será seriada com as restantes candidaturas da nova fase.
Clique para mais informação... Fui colocado. Qual o próximo passo?
 Deve aguardar com atenção as notificações do InforEstudante com os prazos e indicações sobre como efetuar a matrícula e inscrição na UC. Não deixe ultrapassar o prazo definido porque a a sua vaga transitará para a fase ou candidato seguinte.
Clique para mais informação... Onde obter um comprovativo que fui aceite pela UC?
 Imediatamente após a inscrição na UC, terá disponível, gratuitamente, o certificado multiusos que confirma a inscrição no ano letivo e informa sobre o seguro escolar. Se é estudante de nacionalidade estrangeira pode ainda obter a "Carta de Aceitação".