A avaliação
das candidaturas a estes mestrados inclui, para além da análise curricular dos/as
candidatos/as, uma prova de Português e uma entrevista, de acordo com o estipulado
pelo Decreto-Lei n.º 79/2014,
de 14 de maio que aprova o regime jurídico da habilitação profissional
para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e
secundário. (Ver Declaração de Retificação n.º 32/2014, D.R. n.º 122, Série I de 2014-06-27).
Informam-se os candidatos a estes cursos que as provas serão independentes das candidaturas e serão realizadas de acordo com as datas abaixo indicadas.
![]() | A prova é obrigatória para TODOS/AS os/as candidatos/as: |
![]() | Não é necessário qualquer procedimento específico de inscrição para realizar a prova. Devem apresentar-se para realizar a prova as pessoas cuja candidatura a um dos cursos de mestrado em ensino da Faculdade de Letras e da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra não tenha sido invalidada até ao final do dia anterior à data marcada. |
![]() | A não comparência na prova é motivo de exclusão. |
![]() | A prova escrita é eliminatória, ou seja, caso o/a candidato/a ao mestrado em ensino não obtenha aprovação na parte escrita da prova (10 valores), já não fará a prova oral. |
![]() | Os/As candidatos/as que tenham realizado esta prova nos dois últimos anos, com aprovação, estarão dispensados/as de a repetir. |
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![]() | Conteúdos das provas oral e escrita: |
![]() | Temas universais, da atualidade (nacional e/ou internacional), ou com relevância em contexto escolar. |
![]() | Diferentes géneros textuais (texto argumentativo, expositivo). |
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![]() | Itens de avaliação das provas oral e escrita: |
![]() | Coesão e coerência textuais |
![]() | Competência pragmática |
![]() | Correção gramatical |
![]() | Propriedade lexical |
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![]() | Duração das provas: |
![]() | Prova escrita: 1:30m |
![]() | Prova oral:15m |
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![]() | Datas das provas: |
![]() | 2ª Fase de Candidaturas |
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3ª Fase de Candidaturas | |
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